Facilitação gráfica como instrumento de aprendizagem no Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – CEDRAF-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7a14025.2025

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Facilitação gráfica, Escrita criativa, Active methodologies, Graphic facilitation, Creative writing

Resumo

Português

A facilitação gráfica oferece um método envolvente e acessível de organizar e apresentar ideias, conteúdos e conceitos. Com o intuito de compreender como a facilitação gráfica pode contribuir na construção do conhecimento e aprendizagem dentro de um contexto acadêmico, o objetivo deste artigo foi refletir como o uso da facilitação gráfica, no âmbito acadêmico, se constitui como ferramenta didática para a produção do conhecimento. A análise foi desenvolvida no âmbito do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), entre 2021 e 2023. O referido Curso é vinculado ao Projeto Gente do Campo em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RN) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), cuja execução foi pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os registros feitos, no decorrer das disciplinas do Curso, foram socializados com colegas e professores. E, após essa socialização, houve uma validação, por parte destes sujeitos, da representação gráfica como um instrumento/técnica que ajuda a relembrar e refletir sobre os assuntos abordados. Ao final do curso, optou-se por olhar de forma mais aprofundada para a facilitação gráfica, uma vez que as metodologias aplicadas na especialização eram consideradas restritas em termos de recursos didáticos e metodológicos. Assim, viu-se na facilitação gráfica uma possibilidade de ampliação dos recursos ou técnicas metodológicas capazes de contribuir no processo ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito a assuntos relacionados à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, focos do curso em questão.

Inglês

Graphic facilitation offers an engaging and accessible method for organizing and presenting ideas, content, and concepts. To understand how graphic facilitation can contribute to knowledge construction and learning within an academic context, this article aims to reflect on how its use in academia serves as a didactic tool for knowledge production. The analysis was conducted within the framework of the Specialization Course in Rural Development and Family Farming (CEDRAF) between 2021 and 2023. This course is linked to the Gente do Campo Project in partnership with the Technical Assistance and Rural Extension Company (EMATER/RN) and the Foundation for the Development of Science, Technology, and Innovation of the State of Rio Grande do Norte (FUNCITERN), with its implementation carried out by the State University of Rio Grande do Norte (UERN). The records made throughout the course disciplines were shared with colleagues and professors. After this exchange, the participants validated the graphic representation as an instrument/technique that helps recall and reflect on the topics covered. At the end of the course, a deeper focus on graphic facilitation was chosen, as the methodologies applied in the specialization were considered limited in terms of didactic and methodological resources. Thus, graphic facilitation was seen as a potential way to expand methodological resources and techniques capable of contributing to the teaching-learning process, particularly concerning topics related to family farming and rural development, which are the core focus areas of the course.

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Biografia do Autor

Cleto Marcos Campos Mendonça , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Designer e artista gráfico. Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8814977188005664. E-mail: cleto.campos@gmail.com.

Zildenice Matias Guedes Maia , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Vinícius Claudino de Sá , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0020329106619331. E-mail: viniciusclaudino@uern.br.

Sarah Rosannia Medeiros de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2233019426833895. E-mail: sarahmemedeiros@hotmail.com.

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Publicado

12.06.2025

Como Citar

Mendonça , C. M. C., Maia , Z. M. G. ., Sá , V. C. de ., & Lima, S. R. M. de. (2025). Facilitação gráfica como instrumento de aprendizagem no Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – CEDRAF-RN. Revista Informação Em Cultura (RIC), 7. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7a14025.2025

Edição

Seção

ARTIGO

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