Facilitação gráfica como instrumento de aprendizagem no Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – CEDRAF-RN
DOI :
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7a14025.2025Mots-clés :
Metodologias ativas, Facilitação gráfica, Escrita criativa, Active methodologies, Graphic facilitation, Creative writingRésumé
Português
A facilitação gráfica oferece um método envolvente e acessível de organizar e apresentar ideias, conteúdos e conceitos. Com o intuito de compreender como a facilitação gráfica pode contribuir na construção do conhecimento e aprendizagem dentro de um contexto acadêmico, o objetivo deste artigo foi refletir como o uso da facilitação gráfica, no âmbito acadêmico, se constitui como ferramenta didática para a produção do conhecimento. A análise foi desenvolvida no âmbito do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), entre 2021 e 2023. O referido Curso é vinculado ao Projeto Gente do Campo em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RN) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), cuja execução foi pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os registros feitos, no decorrer das disciplinas do Curso, foram socializados com colegas e professores. E, após essa socialização, houve uma validação, por parte destes sujeitos, da representação gráfica como um instrumento/técnica que ajuda a relembrar e refletir sobre os assuntos abordados. Ao final do curso, optou-se por olhar de forma mais aprofundada para a facilitação gráfica, uma vez que as metodologias aplicadas na especialização eram consideradas restritas em termos de recursos didáticos e metodológicos. Assim, viu-se na facilitação gráfica uma possibilidade de ampliação dos recursos ou técnicas metodológicas capazes de contribuir no processo ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito a assuntos relacionados à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, focos do curso em questão.
Inglês
Graphic facilitation offers an engaging and accessible method for organizing and presenting ideas, content, and concepts. To understand how graphic facilitation can contribute to knowledge construction and learning within an academic context, this article aims to reflect on how its use in academia serves as a didactic tool for knowledge production. The analysis was conducted within the framework of the Specialization Course in Rural Development and Family Farming (CEDRAF) between 2021 and 2023. This course is linked to the Gente do Campo Project in partnership with the Technical Assistance and Rural Extension Company (EMATER/RN) and the Foundation for the Development of Science, Technology, and Innovation of the State of Rio Grande do Norte (FUNCITERN), with its implementation carried out by the State University of Rio Grande do Norte (UERN). The records made throughout the course disciplines were shared with colleagues and professors. After this exchange, the participants validated the graphic representation as an instrument/technique that helps recall and reflect on the topics covered. At the end of the course, a deeper focus on graphic facilitation was chosen, as the methodologies applied in the specialization were considered limited in terms of didactic and methodological resources. Thus, graphic facilitation was seen as a potential way to expand methodological resources and techniques capable of contributing to the teaching-learning process, particularly concerning topics related to family farming and rural development, which are the core focus areas of the course.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Licenças Creative Commons 2025

Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.