Patrimônio cultural

relato de experiência com educandos da E.E.E. Médio Cilon Rosa, no município de Santa Maria-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7e129532025

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Escola Cilon Rosa, Curso de Gestão de Turismo., Heritage Education, Cultural heritage, Cilon Rosa School, Tourism Management Course

Resumo

Português

Este relato de experiência parte da problemática relacionada como a falta de compreensão e valorização do patrimônio cultural por parte dos jovens em contextos educacionais compromete a consciência cidadã na preservação e conservação dos diferentes tipos de patrimônio cultural às futuras gerações. Com isso o objetivo foi desenvolver uma atividade educativa que integrasse teoria e prática, na qual graduandos do curso de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (RS) atuaram como orientadores de estudantes de uma Escola de Ensino Médio da rede pública, promovendo reflexões sobre os conceitos de patrimônio cultural. A metodologia adotada foi baseada no princípio do “aprender fazendo”, inspirada na pedagogia Waldorf e em processos de aprendizagem exploratória, realizada ao longo de três encontros presenciais. Como resultado, a experiência demonstrou que abordagens colaborativas no ensino de patrimônio cultural favorecem a compreensão do tema, estimulando a criatividade e o engajamento dos alunos. Contudo, observou-se a limitação e ausência de conteúdo específico sobre patrimônio cultural no currículo escolar, o que evidencia a necessidade de maior inserção desse tema na educação básica.

Inglês

This experience report starts from the problem related to how the lack of understanding and appreciation of cultural heritage by young people in educational contexts compromises civic awareness in the preservation and conservation of different types of cultural heritage for future generations. The objective was to develop an educational activity that integrated theory and practice, in which undergraduate students of the Tourism course acted as advisors to students at a public high school, promoting reflections on the concepts of cultural heritage. The methodology adopted was based on the principle of “learning by doing”, inspired by Waldorf pedagogy and exploratory learning processes, carried out over three face-to-face meetings. As a result, the experience demonstrated that collaborative approaches in teaching cultural heritage favor the understanding of the topic, stimulating creativity and student engagement. However, a limitation was the lack of specific content on cultural heritage in the school curriculum, which highlights the need for greater inclusion of this topic in basic education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Flores Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5473179288954101. E-mail: patricksoaresf@gmail.com.

Fábio Zanini de Paula, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Turismólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ex-membro do Laboratório de Práticas de Ensino do Turismo da pela Universidade Federal de Santa Maria (LATURIS/UFSM). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6949112866038461. E-mail: fabiozanini_sm@hotmail.com.

Marcelo Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Professor do Curso de Graduação em Gestão de Turismo e do Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6668223529036644. E-mail: ribeiromarcelo64@gmail.com.

Downloads

Publicado

24.06.2025

Como Citar

Soares, P. F., Paula, F. Z. de ., & Ribeiro, M. (2025). Patrimônio cultural: relato de experiência com educandos da E.E.E. Médio Cilon Rosa, no município de Santa Maria-RS. Revista Informação Em Cultura (RIC), 7, e12953. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7e129532025

Edição

Seção

+ ARTIGOS