Relação sociedade-natureza
oficinas de educação ambiental na Zona de Amortecimento do Parque Nacional Furna Feia, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7e140262025Palabras clave:
Área de preservação ambiental, Educação ambiental, Meio ambienteResumen
Português
A pesquisa teve como objetivo identificar como as oficinas realizadas nas comunidades rurais podem se constituir como instrumento metodológico nas aulas de educação ambiental. O enfoque da pesquisa consiste em contribuir para a conscientização ambiental, no que diz respeito, principalmente, as áreas de conservação. O locos da pesquisa foi a Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Furna Feia e foram realizadas oficinas de EA em duas Escolas de Ensino Fundamental, na zona rural do Município de Baraúna. Na ZA há um total de 08 escolas, todas localizadas nesse município. Para seleção das escolas, levou-se em consideração a idade dos alunos, até 10 anos. As oficinas foram direcionadas para os alunos e as professoras participaram dando apoio. Nas oficinas discorreu-se sobre a importância do Parque, a finalidade da sua criação e a biodiversidade que existe nesse ambiente. Buscou-se trabalhar de forma integrada durante as atividades educativas, os aspectos históricos, culturais, ambientais e sociais, como define a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação – ENCEA.
Inglês
The research aimed to identify how workshops conducted in rural communities can serve as a methodological tool in environmental education classes. The focus of the study is to contribute to environmental awareness, particularly regarding conservation areas. The research site was the Buffer Zone of the Furna Feia National Park, where environmental education workshops were conducted in two elementary schools in the rural area of the Municipality of Baraúna. There are a total of eight schools in the buffer zone, all located within this municipality. The selection of schools considered the students' age, up to 10 years old. The workshops were designed for the students, with teachers providing support. During the workshops, discussions covered the importance of the park, the purpose of its creation, and the biodiversity found in this environment. The educational activities sought to integrate historical, cultural, environmental, and social aspects, as defined by the National Strategy for Communication and Environmental Education in Protected Areas (ENCEA).
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