Relação sociedade-natureza

oficinas de educação ambiental na Zona de Amortecimento do Parque Nacional Furna Feia, Nordeste do Brasil

Autores/as

  • Zildenice Matias Guedes Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0002-5774-3257
  • Elis Regina Costa de Morais Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Sarah Rosannia Medeiros de Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0002-6760-8315

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7e140262025

Palabras clave:

Área de preservação ambiental, Educação ambiental, Meio ambiente

Resumen

Português

A pesquisa teve como objetivo identificar como as oficinas realizadas nas comunidades rurais podem se constituir como instrumento metodológico nas aulas de educação ambiental. O enfoque da pesquisa consiste em contribuir para a conscientização ambiental, no que diz respeito, principalmente, as áreas de conservação. O locos da pesquisa foi a Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Furna Feia e foram realizadas oficinas de EA em duas Escolas de Ensino Fundamental, na zona rural do Município de Baraúna. Na ZA há um total de 08 escolas, todas localizadas nesse município. Para seleção das escolas, levou-se em consideração a idade dos alunos, até 10 anos. As oficinas foram direcionadas para os alunos e as professoras participaram dando apoio. Nas oficinas discorreu-se sobre a importância do Parque, a finalidade da sua criação e a biodiversidade que existe nesse ambiente. Buscou-se trabalhar de forma integrada durante as atividades educativas, os aspectos históricos, culturais, ambientais e sociais, como define a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação – ENCEA.

Inglês

The research aimed to identify how workshops conducted in rural communities can serve as a methodological tool in environmental education classes. The focus of the study is to contribute to environmental awareness, particularly regarding conservation areas. The research site was the Buffer Zone of the Furna Feia National Park, where environmental education workshops were conducted in two elementary schools in the rural area of the Municipality of Baraúna. There are a total of eight schools in the buffer zone, all located within this municipality. The selection of schools considered the students' age, up to 10 years old. The workshops were designed for the students, with teachers providing support. During the workshops, discussions covered the importance of the park, the purpose of its creation, and the biodiversity found in this environment. The educational activities sought to integrate historical, cultural, environmental, and social aspects, as defined by the National Strategy for Communication and Environmental Education in Protected Areas (ENCEA).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zildenice Matias Guedes Maia , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Pós-Doutora em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6864554656942167. E-mail: zildenice@hotmail.com.

Elis Regina Costa de Morais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Capina Grande (UFCG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS). Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/1621529280559168. E-mail: elisregina@ufersa.edu.br.

Sarah Rosannia Medeiros de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2233019426833895. E-mail: sarahmemedeiros@hotmail.com.

Publicado

2025-07-22

Cómo citar

Maia , Z. M. G. ., Morais, E. R. C. de, & Lima, S. R. M. de . (2025). Relação sociedade-natureza: oficinas de educação ambiental na Zona de Amortecimento do Parque Nacional Furna Feia, Nordeste do Brasil. Revista Informação Em Cultura (RIC), 7, e14026. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7e140262025

Número

Sección

+ ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a