Estágio de docência
experiências formativas para o ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v7a12968.2025Palabras clave:
Docência universitária, Formação, Identidade docente, University teaching, Training, Teaching identityResumen
Português
O Estágio de Docência é um espaço para construção de saberes, formação e troca de experiências. O artigo em tela aborda vivências do pós-graduando durante o Estágio de Docência no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC). Este estudo objetiva identificar as contribuições do estágio de docência para o processo de formação do pós-graduando no contexto do magistério universitário. A pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que trabalha com o universo de significados, sentidos e crenças para entender uma realidade que não pode ser quantificada (Minayo, 2014). Também é de cunho bibliográfico, visto que considera leituras, análise e interpretações de materialidades publicadas (Gil, 2002). Além disso, é descritiva, pois busca descrever com precisão, um fenômeno observado, proporcionando uma visão mais detalhada de um objeto de estudo (Gil, 2008). A fim de registrar os momentos vividos durante o estágio, utilizou-se o diário de bordo, visto como uma ferramenta que possibilita a observação e reflexão sobre a prática pedagógica, favorecendo uma postura de autocrítica e aperfeiçoamento do trabalho docente (Zabalza, 2004). A conclusão dos estudos aponta que as experiências contribuíram para a formação do pós-graduando no que tange ao desenvolvimento de habilidades pedagógicas e possibilitaram a compreensão dos desafios e responsabilidades inerentes à prática docente na docência universitária. Ademais, evidenciou a necessidade de os programas de pós-graduação incluírem na estrutura curricular, como componente curricular obrigatório, o Estágio de Docência, para que todos possam experienciar esse momento formativo que é salutar para a produção de saberes e a construção da identidade profissional.
Inglês
The Teaching Internship is a space for building knowledge, training and exchanging experiences. This article discusses the experiences of postgraduate students during their teaching internship in the Postgraduate Program in Education (POSEDUC). This study aims to identify the contributions of the teaching internship to the process of training postgraduate students in the context of university teaching. The research is qualitative in nature, as it works with the universe of meanings, senses and beliefs to understand a reality that cannot be quantified (Minayo, 2014). It is also bibliographical in nature, as it considers the reading, analysis and interpretation of published material (Gil, 2002). In addition, it is descriptive, as it seeks to accurately describe an observed phenomenon, providing a more detailed view of an object of study (Gil, 2008). In order to record the moments experienced during the internship, it uses the logbook, seen as a tool that enables observation and reflection on teaching practice, favoring a posture of self-criticism and improvement of teaching work (Zabalza, 2004). The conclusion of the studies is that the experiences contributed to the postgraduate student's training in terms of developing pedagogical skills and enabled them to understand the challenges and responsibilities inherent in teaching at university level. It also highlighted the need for postgraduate programs to include the Teaching Internship as a compulsory curricular component, so that everyone can experience this formative moment, which is healthy for the production of knowledge and the construction of professional identity.
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