Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Português (Brasil)
English
Buscar
Cadastro
Acesso
Português (Brasil)
English
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 1 (2017): Universidade em Movimento: Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas
v. 3 n. 1 (2017): Universidade em Movimento: Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas
Publicado:
2017-10-09
APRESENTAÇÃO
Apresentação do IV SEADIS
PDF
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICIÊNCIA VISUAL – APORTE TEÓRICO SOBRE COMO TRABALHAR COM DEFICIENTES VISUAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
Anna Christina Martins do Nascimento
PDF
INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE MOSSORÓ
Aurenita Barbosa Guimarães, Luciana Dantas Mafra
PDF
UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Beatriz Rebouças Reis, Amanda Isadora da Silva Lima, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira
PDF
HISTÓRIA DE VIDA E AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE UM PROFESSOR DE ALUNOS CEGOS NO CADV –MOSSORÓ
Glaedes Ponte de Carvalho Sousa, Marcos Randall Oliveira Freitas, Janssen Klauss do Nascimento Dias e Xavier
PDF
A “REINSERÇÃO” SOCIAL DOS USUÁRIOS (AS) DOS CAPS II DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN SOB A ÓTICA DAS ASSISTENTES SOCIAIS.
Gleyson Henrique Lima Ferreira, Beatriz Dantas Gomes Bezerra
PDF
O USO DA LUDOPEDAGOGIA ATRAVÉS DAS MESAS DIGITAIS NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
Heloísa Aline Pereira da Silva, Maria Kéllia de Araújo, Themis Gomes Fernandes
PDF
MÚSICA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM MICROCEFALIA
Italo Soares da Silva
PDF
PRESSA EM CONTAR: RELATO AUTOBIOGRÁFICO DE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NO PERCURSO DE AUTOFORMAÇÃO
José de Paiva Rebouças, Ana Lúcia de Oliveira Aguiar
PDF
INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA INICIAÇÃO À PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
José Gustavo de Souza Bezerra, Ady Canário de Souza Estevão
PDF
RECURSOS DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ALUNO COM BAIXA VISÃO: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES
Larissa Feitosa Moura, Larissa M. Rebouças Pereira, Maria Cleonice Soares
PDF
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR
Larissa M. Rebouças Pereira, Larissa Feitosa Moura, Eugênia Morais de Albuquerque
PDF
AUTISMO E O TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Andreza do Nascimento, Antonio Anderson Brito do Nascimento, Mariluze Riani Diniz dos Santos
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Kéllia de Araújo, Themis Gomes Fernandes, Heloíza Aline Pereira da Silva
PDF
Política educacional como via de acesso ao direito de cidadania na Educação Básica
Mauro Antonio de Oliveira, Tiago de Souza Mariano
PDF
O PROCESSO DE INCLUSÃO NOS CURSOS DE EAD
Michela Melo da Silva
PDF
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO OBJETO DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
Miriam Torres Lima, Anny Kaliny Soares Gomes
PDF
A HISTÓRIA DE INCLUSÃO DA ESCOLA ESTADUAL AMBULATÓRIO PADRE DEHON, QUE SE REVELA DESDE SUA ORIGEM.
Neuma Alves de Oliveira
PDF
COMO ACONTECE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR NO MUNICÍPIO DE PATU/RN
Rannya Maygia de Melo Duarte, Jônatas Queiroga Guimarães, Alany Dantas da Silva
PDF
TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): DO RECONHECIMENTO À INCLUSÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Regina Kelly dos Santos, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira
PDF
INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GESTORES, PROFESSORES E PAIS
Samira Fontes Carneiro, Ivonaldo Leite
PDF
INCLUSÃO TECNOLÓGICA: O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E FACILITADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL
Tamires Raulina Silva Camara, Fabricia Silva Ferreira da Costa, Jessica Gildineide Faustino, Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire
PDF
PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS: DESAFIOS DO PROFESSOR
Núzia Roberta Lima, Antônio José de Sousa Sampaio Barros
PDF
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EMPREENDIDAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC NO PERÍODO DE 2008 A 2015
Wilson Pereira Gomes de Oliveira, Amanda Ravenna Vieira de Oliveira, Amon Evangelista dos Anjos Paiva
PDF
AS TIC’S NO ENSINO DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC)
Sara Cristina dos Santos Freires, Ruan Ramon Torquato Dantas, Josiel Medeiros de Aquino
PDF
ARTIGOS COMPLETOS - GT 2
EXPERIÊNCIAS DE EXCLUSÃO SOCIAL EM ÁREA DE ASSENTAMENTO: ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE NOVA VIDA (UPANEMA-RN)
Ana Paula Campos de Farias, Daliane Cristina da Silva Fernande, Talita Marques Sena, Kyara Maria de Almeida Vieira
PDF
PESQUISA FOTOGRAFANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA - APLICADA AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE LUCRÉCIA-RN E FRUTUOSO GOMES-RN
Edilene Leite Alves, Romão de Freitas Silva
PDF
A ÉTICA E A MORAL NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Fernanda Gomes da Silva, Edineide Gomes da Silva, Victória D`awylla Ferreira Rocha Delfino, Gilson Ricardo Medeiros Pereira
PDF
CÍRCULO DE CULTURA DO LEFREIRE/UERN: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO SABER E DO FAZER
Francisca Erenice Barbosa da Silva, Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Francisco Canindé de Morais Costa
PDF
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SERRA DO MEL - EFAMEL: RESGATANDO A HISTORICIDADE DE UM LEGADO
Juliani Suellem Kelly do Nascimento, Sandra Bezerra da Silva Veras
PDF
PRÁTICA EDUCATIVA VIVENCIADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR DO SESI
Maria Cleoneide Soares, Hemaúse Emanuele da Silva, Normândia de Farias Mesquita Medeiros
PDF
O SER HUMANO E A PÓLIS: A JUSTIÇA NA CIDADE E NO INDIVÍDUO
Maria Veralúcia Pessoa Porto
PDF
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Normândia de Farias Mesquita Medeiros, Maria Cleoneide Soares, Hemaúse Emanuele da Silva
PDF
A EVOLUÇÃO DA PRESENÇA NEGRA NA MÚSICA BRASILEIRA
Pedro Augusto De Queiroz Ferreira
PDF
POR UM ENSINO CRÍTICO DE HISTÓRIA: “REVOLUÇÃO” BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO POPULAR
Ruan Ramon Torquato Dantas, Aristeu Antônio Oliveira de Carvalho, Luiz Gomes da Silva Filho
PDF
NARRATIVAS DE VIDA E DE ESCOLARIZAÇÃO DE GRADUANDOS DOS CURSOS DE LETRAS LIBRAS E LETRAS INGLÊS DA UFERSA
Simone Maria da Rocha, Ana Karla Medeiros da Silva, Genildo Agripino de Araújo, Maria Aliane de Souza, Marilene Alves Ferreira de Oliveira, Nikésia Alessa de Morais Alves
PDF
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS, UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Talita Marques Sena, Tassiana Marques Sena, Luiz gomes da Silva Filho
PDF
APRENDIZAGEM SOCIAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA
Telmir de Souza Soares
PDF
A EDUCAÇÃO NO CAMPO: AS PRÁTICAS DAS QUEIMADAS PARA A LIMPEZA DO SOLO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE SERRA DO MEL-RN
Themis Gomes Fernandes, Maria Kéllia de Araujo, Heloíza Aline Pereira da Silva
PDF
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: REFLEXÕES ACERCA DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Wellma Karla Barbosa de Medeiros, Wellyda Illana Barbosa de Medeiros, Mariana Crisostomo Delfino de Brito
PDF
A EXPERIÊNCIA FENOMENOLOGICA DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA EM BIOMAS LITORÂNEOS
Thiago Fernando de Queiroz, Renata Fernandes de Oliveira
PDF
ARTIGOS COMPLETOS - GT 3
A (DES) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER NAS MÚSICAS SERTANEJAS “MEDO BOBO” E “EU SEI DE COR”
Adna Chirly Mariano de Paiva, Ananias Agostinho da Silva
PDF
DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: rebatimentos da lógica patriarcal na vida das mulheres
Beatriz Dantas Gomes Bezerra, Gleyson Henrique Lima Ferreira
PDF
CURRÍCULO, ESTUDOS DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA: ESCOLA MUNICIPAL VILA RIO GRANDE DO NORTE – SERRA DO MEL, RN
Francisca Julimária Freire Nogueira, Tatiana Cybelle Rocha Neri, Kyara Maria de Almeida Vieira
PDF
HOMOPARENTALIDADE E ADOÇÃO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Gessica Raquel Clemente Rodrigues, Geovânia da Silva Toscano
PDF
ARTIGOS COMPLETOS - GT 4
MÉTODOS TRADICIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PROCESSO SINTÉTICO E PROCESSO ANALÍTICO
Franciele de Azevedo Rangel, Emmily Cristina Firmino de Souza, Ana Carla de Azevedo Silva
PDF
ANÁLISE DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA
Maria Leane dos Santos, Francinete Alves Ferreira, Thaísa Gabriella Queiroz da Costa
PDF
A ESTILÍSTICA NOS TEXTOS EMOTIVOS, EXPRESSIVOS E SUBJETIVOS – O EU-LÍRICO EM FOCO: ANÁLISE DE “PARA QUE A EXISTÊNCIA VALHA A PENA...” DE LYA LUFT
Rafaella Meliza Andrade de Lima
PDF
RESUMO EXPANDIDO - GT 1
MEMÓRIAS, FORMAÇÃO E INCLUSÃO: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORA DO AEE
Marcos Randal Oliveira de Freitas, Glaedes Ponte de Carvalho Sousa, Janssen Klauss do Nascimento Dias e Xavier
PDF
A INCLUSÃO E SEUS AVANÇOS AO LONGO DA HISTÓRIA E SUAS INTERFERÊNCIAS NA SALA DE AULA
Mariane de Oliveira Nolasco, Mirella Giovana Fernandes da Silva, Sílvia Helena de Sá Leitão Morais Freire
PDF
IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA MATERNA (LÍNGUA DE SINAIS) NA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
Mirella Giovana Fernandes da Silva, Mariane de Oliveira Nolasco, Sílvia Helena de Sá Leitão Morais Freire
PDF
O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Sâmia Magaly lima de Medeiros Soares, Rommel Wladimir de Lima
PDF
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DE MOSSORÓ-RN: APONTAMENTOS E REFLEXÕES
Valdicleide Rodrigues das Neves Bezerra
PDF
ROTINA PARA AUTISTA: POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO PICTÓRICA FAVORECENDO A INCLUSÃO NA ESCOLA.
Paula Gomes da Silva
PDF
RESUMO EXPANDIDO - GT 2
A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: DIREITOS E ENTRAVES.
Islaneide Karla da Silva, Leidiane Nogueira dos Santos Duarte, Ana Carla de Azevedo Silva
PDF
ENTRAVES NA DEMOCRACIA: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Judson Caetano da Silva
PDF
RESUMO EXPANDIDO - GT 3
BIOPODER E MEMÓRIA: A IMAGEM DA MULHER NEGRA EM PROPAGANDAS DE SAÚDE
Francélia Nunes de Medeiros Ferreira, Maria Arlinda de Macedo Silva, Camila Praxedes de Brito
PDF
BLOGUEIRAS FEMINISTAS E ANÁLISES LITERÁRIAS: O contrato sadomasoquista de Cinquenta Tons de Cinza.
Mickaelly Moreira de Araújo
PDF
EDUCAÇÃO SEXISTA E SUAS INFLUÊNCIAS NA DEFINIÇÃO DAS BRINCADEIRAS INFANTIS
Tâmara Thaís Carlos Araújo, Beatriz Dantas Gomes Bezerra, Gleyson Henrique Lima Ferreia
PDF
RESUMO EXPANDIDO - GT 4
PRÁTICA PEDAGÓGICA DESAFIADORA FRENTE À DIVERSIDADE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA
Lana Jersica A. de Lima, Márcia Francione S. do Nascimento, Hostina Maria F. do Nascimento
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems