A EDUCAÇÃO NO CAMPO: AS PRÁTICAS DAS QUEIMADAS PARA A LIMPEZA DO SOLO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE SERRA DO MEL-RN
Palavras-chave:
Agricultores. Limpeza do solo. Queimadas. EducaçãoResumo
Este artigo discorre sobre uma pesquisa realizada na cidade de Serra do Mel, idealizada e efetivada ainda este ano de 2017, onde se procurou verificar as práticas utilizadas pelos agricultores quanto à limpeza do solo, no que tange ao recurso das queimadas. Realizamos estudos sobre a vegetação característica da região, ameaças a caatinga, à formação e colonização da cidade de Serra do Mel, delimitamos a pesquisa quando abordamos a educação desenvolvida na cidade, procurando assim conhecer o modo como foi instruída a população. Fundamentamos esse artigo com autores como FREIRE (2013), ROUSSEAU (2004) e HENS (2010). Constatamos que os agricultores tem, em sua maioria, conhecimentos de outras técnicas do manejo do solo que não seja a queimada, verificamos ainda que existem muitos que conhecem os malefícios cometidos ao meio ambiente e que ainda é lenta a mudança de comportamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-10-16
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 2
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).