A HISTÓRIA DE INCLUSÃO DA ESCOLA ESTADUAL AMBULATÓRIO PADRE DEHON, QUE SE REVELA DESDE SUA ORIGEM.
Palavras-chave:
Escola. História. Inclusão. Diversidade.Resumo
O presente artigo traz um estudo sobre a história da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, que desde a sua fundação tem destaque em ações voltadas para a inclusão e atendimento educacional as pessoas com deficiência de Mossoró. O objetivo deste artigo é resgatar essa história e entender como essa instituição trabalhava a questão da inclusão a partir da década de 50 do século XX e como desenvolve ações inclusivas até os dias atuais. Usamos como metodologia a análise de textos que tratam sobre a educação inclusiva; fizemos apreciação de jornais locais que fizeram matérias sobre a atuação da escola e também realizamos entrevistas com professoras que atuaram e atuam na educação inclusiva. Os resultados esperados é conseguirmos mostrar e deixar registrado o histórico de atuação da instituição e como desenvolve um trabalho na educação inclusiva até os dias atuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/ Secretaria da Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.
Educação inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais. / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, organizadoras. – Bauru: UNESP/FC, 2012. (Coleção: Práticas educacionais inclusivas). 201 p. il. V. 2
Entrevista com a professora Gerlândia Joca de Castro, em 08/07/2016, realizada na escola.
Entrevista com a professora aposentada Cândida Mendes de Meneses Borges, em 03/11/2016, realizada em sua residência.
Fotografias com legendas.
GARCIA, Maria Teresa; BEATON, Guilherme Arias. Necessidades Educativas Especiais: Desde o enfoque histórico- Cultural. São Paulo: Linear B, 2004.
Histórico da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, feito pela Coordenadora Administrativa Financeira Vanda Maria Jacinto.
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar).
Memorial da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, feito pela professora Maria das Graças Leite Costa.
Recortes de jornais contando a história da fundação da Escola Padre Dehon.
RESOLUÇÃO Nº 03/2016-CEB/CEE/RN, 23 de novembro de 2016.
RODRIGUES, Olga Maria Piazetin Rolim e MARANHE, Elisandra André. A História da Inclusão Social e Educacional da Pessoa com Deficiência. – Bauru: UNESP/FC, 2012. (Coleção: Práticas educacionais inclusivas). 201 p. il. V. 2.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/ Secretaria da Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.
Educação inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais. / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, organizadoras. – Bauru: UNESP/FC, 2012. (Coleção: Práticas educacionais inclusivas). 201 p. il. V. 2
Entrevista com a professora Gerlândia Joca de Castro, em 08/07/2016, realizada na escola.
Entrevista com a professora aposentada Cândida Mendes de Meneses Borges, em 03/11/2016, realizada em sua residência.
Fotografias com legendas.
GARCIA, Maria Teresa; BEATON, Guilherme Arias. Necessidades Educativas Especiais: Desde o enfoque histórico- Cultural. São Paulo: Linear B, 2004.
Histórico da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, feito pela Coordenadora Administrativa Financeira Vanda Maria Jacinto.
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar).
Memorial da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, feito pela professora Maria das Graças Leite Costa.
Recortes de jornais contando a história da fundação da Escola Padre Dehon.
RESOLUÇÃO Nº 03/2016-CEB/CEE/RN, 23 de novembro de 2016.
RODRIGUES, Olga Maria Piazetin Rolim e MARANHE, Elisandra André. A História da Inclusão Social e Educacional da Pessoa com Deficiência. – Bauru: UNESP/FC, 2012. (Coleção: Práticas educacionais inclusivas). 201 p. il. V. 2.
Downloads
Publicado
2017-10-11
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).