Reflexos de interação e participação do ouvinte no conteúdo sonoro dos programas informativos de rádio de Tangará da Serra - MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v6i2a12344.2024

Palavras-chave:

Cultura Digital, Interação, Participação, Rádio, Tecnologias, Digital Culture, Interaction, Participation, Radio, Technologies

Resumo

Português

A partir da compreensão de que os processos interativos radiofônicos têm suas características ampliadas e modificadas em um cenário de cultura digital, apresenta-se como objetivo fundamental do artigo: quantificar os reflexos de interação e participação dos ouvintes no conteúdo sonoro dos programas informativos levados ao ar pelas emissoras de rádio do município de Tangará da Serra, Mato Grosso. Nesse contexto, pergunta-se: até que ponto a voz do público pode ser percebida de uma forma direta no conteúdo sonoro dos programas informativos das emissoras de rádio do município de Tangará da Serra? Para isso, realiza-se um estudo de abordagem quantitativa que utiliza a análise de conteúdo (Bardin, 2021) como técnica de pesquisa. Como resultado principal aponta-se que, no decorrer de uma semana de edições dos programas analisados, observou-se que em cento e doze momentos foi possível perceber marcas de interação e de participação do público de uma forma direta. Adiciona-se, ainda, a percepção de que o ouvinte poderia contribuir muito mais com o jornalismo das emissoras, caso fosse mais frequentemente incentivado a fazê-lo. Registra-se, também, a identificação de que a maioria das participações levadas ao ar são mediadas pelo aplicativo Whatsapp, ressaltando uma reconfiguração das interações radiofônicas.

Inglês

Through the understanding that radiophonic interactive processes have their characteristics amplified and modified in a digital culture scenario, this paper aims to quantify the effects of listener interaction and participation in the sound content of news programs broadcast by radio stations in the city of Tangará da Serra, Mato Grosso. Therefore, the question arises: to what extent can the public's voice be directly perceived in the sound content of the news programs of radio stations in the municipality of Tangará da Serra? For this purpose, a quantitative approach study is conducted using content analysis (Bardin, 2021) as a research
technique. The main result indicates that, over the course of a week of editions of the analyzed programs, it was observed that in one hundred and twelve instances, it was possible to perceive direct interaction and participation from the public. Additionally, it is perceived that the listener could contribute much more to the station's journalism if they were more frequently encouraged to do so. It is also noted that most of the on-air participations are mediated through the WhatsApp application, highlighting a reconfiguration of radio interactions.

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Biografia do Autor

Rosceli Kochhann, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0163699308235542. E-mail: rosceli.ko@gmail.com. 

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Publicado

27.08.2024

Como Citar

Kochhann, R. (2024). Reflexos de interação e participação do ouvinte no conteúdo sonoro dos programas informativos de rádio de Tangará da Serra - MT. Revista Informação Em Cultura (RIC), 6(2). https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v6i2a12344.2024

Edição

Seção

ARTIGO