Política educacional como via de acesso ao direito de cidadania na Educação Básica
Keywords:
Politica educacional. Direito de cidadania. Educação básicaAbstract
O artigo realiza discussões presentes no âmbito da política educacional, buscando compreendê-la como possibilidade de acesso ao direito de cidadania no contexto atual. Tendo em vista que o debate sobre a política educacional na área da educação, principalmente no campo da educação básica, vem se afirmando num campo de disputa na produção científica. O fortalecimento do trabalho ganha força a partir da pesquisa bibliográfica, assentado na abordagem qualitativa. Desse modo, o texto referencia uma discussão relevante no que insere o acesso ao direito de cidadania, uma vez que vivemos num estado democrático de direito. Assim, as reflexões levantadas neste texto apontam que as pesquisas realizadas nesta área necessitam não apenas ampliar o campo de produção, mas garantir um amadurecimento no que integra a produção escrita. Outrossim, se revela na percepção do lugar que é dado na relação da política educacional com vista a pensar o direito de cidadania no Brasil.Downloads
Download data is not yet available.
References
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O estado, apolítica educacional e regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto,
AGUIAR, Márcia Angela de S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 5.ed – São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, São Paulo: Editora, Saraiva 1998.
¬¬¬_______,Anais da CONAE 2010. Construindo o Sistema Articulado Nacional de Educação. O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Brasília:MEC,2011.
______ Lei 13.005/ 2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em www.planalto.gov.br.
CABRAL NETO, Antônio. Responsabilização na administração pública: notas para uma discussão no campo da educação. In: FRANÇA, Magna (Org.). Sistema Nacional de Educação e o PNE. Brasília: Liber Livro, 2009.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DOURADO, Luiz Fernando. Plano De Educação: Política de Estado para a Educação brasileira. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação, PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho. 2008.
_______ Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 6, n. 2, jul.-out., 2008, p.213-231.
AGUIAR, Márcia Angela de S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 5.ed – São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, São Paulo: Editora, Saraiva 1998.
¬¬¬_______,Anais da CONAE 2010. Construindo o Sistema Articulado Nacional de Educação. O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Brasília:MEC,2011.
______ Lei 13.005/ 2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em www.planalto.gov.br.
CABRAL NETO, Antônio. Responsabilização na administração pública: notas para uma discussão no campo da educação. In: FRANÇA, Magna (Org.). Sistema Nacional de Educação e o PNE. Brasília: Liber Livro, 2009.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DOURADO, Luiz Fernando. Plano De Educação: Política de Estado para a Educação brasileira. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação, PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho. 2008.
_______ Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 6, n. 2, jul.-out., 2008, p.213-231.
Downloads
Published
2017-10-11
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).