A produção de identidades sociais de estudantes do ensino médio: juventudes, gênero e negritude
Keywords:
Linguística Aplicada, Estudantes do Ensino Médio, Identidades Sociais.Abstract
Este trabalho integra uma pesquisa em andamento do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), intitulada “Juventude, gênero e negritude: a construção das identidades de estudantes do ensino médio”, cujo objetivo é investigar a construção discursiva das identidades sociais dos estudantes do Ensino Médio, na transversalidade temática de classe, gênero e negritude. Inserida na área da Linguística Aplicada, a investigação assume uma abordagem qualitativa interpretativista de pesquisa. Para tanto, utiliza-se do referencial teórico da Análise do Discurso Francesa (AD), visando contribuir com a visibilidade de jovens oriundos de espaços sociais populares e a sua inclusão no espaço escolar. Os resultados, de forma parcial, apresentam que as identidades sociais desses estudantes emergem das práticas discursivas do cotidiano escolar, no contexto de combate ao preconceito, racismo e discriminação.
Downloads
References
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: vozes, 2007.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas-SP: Pontes, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).