Ensino e Aprendizado da Linguagem Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise da prática pedagógica e dos sentidos elaborados pelas crianças relativos à alfabetização.

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Crianças, Ensino Fundamental, Políticas

Resumo

As aprendizagens voltadas para a alfabetização de crianças em nosso país, tem sido motivo de preocupação, uma vez que, os índices de crianças não alfabetizadas têm sido altos. Diante desse cenário, professores e pesquisadores vêm discutindo sobre a complexidade e as capacidades necessárias para que as crianças avancem na aprendizagem da escrita e da leitura. Nesse sentido, compreendemos que as crianças estão sendo pouco ouvidas nos estudos e na construção das políticas. São muitos os programas e políticas que foram sendo criadas e desenvolvidas para contribuir na formação de professores e consequentemente afetaram de algum modo o trabalho realizado com crianças em seus processos de alfabetização. A partir dos anos de 2001 podemos citar: Programa de Alfabetização Continuada em Alfabetização e Letramento - PROFA (2001), Pró- Letramento (2008), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013 - 2018) e o Pró-Alfa RN, atual programa de formação dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado. Nesse contexto, indagamos: como se materializam as práticas voltadas a crianças em processo de alfabetização. Quais atividades são oportunizadas às crianças? O que elas pensam sobre seus processos de alfabetização? Logo, os objetivos deste trabalho são: analisar sentidos elaborados por crianças acerca da alfabetização e de seus processos de ensino e aprendizagem; observar modos como se organizam e se desenvolvem as práticas de alfabetização em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e analisar os materiais didático-educativos utilizados na alfabetização de crianças nas instituições de anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, a pesquisa em desenvolvimento parte dos  princípios da abordagem qualitativa com ênfase na perspectiva sócio-histórica (Vigotski, 2007; Bakhtin, 2003; Freitas, 2002). Realizamos o levantamento bibliográfico na plataforma de Periódicos da Capes, empregando os seguintes descritores: alfabetização; alfabetização e ensino fundamental; alfabetização e criança; alfabetização e práticas pedagógicas e a escuta das crianças na alfabetização. Ao todo foram encontrados dezessete (17) trabalhos. Logo em seguida, realizamos uma pesquisa do tipo documental que partiu da análise dos documentos a saber: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB (Brasil, 2010), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos - DCNEF (Brasil, 2010a), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA (Brasil, 2023). Além disso, elaboramos um questionário que teve como objetivo investigar os fundamentos teóricos e metodológicos que constituem as práticas de alfabetização de crianças em instituições e suas relações com as políticas em desenvolvimento. Também aplicamos questionários nas Secretarias Municipais de Educação, com a finalidade de mapear o atendimento e funcionamento de turmas de alfabetização em instituições dos anos iniciais do Ensino Fundamental em seus respectivos municípios. A partir dos resultados, estamos identificando as escolas - campo de pesquisa, considerando as políticas e os materiais existentes. A investigação está em desenvolvimento em um plano de trabalho renovado para continuidade..

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Biografia do Autor

Elaine Luciana Sobral Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Adjunta C da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus de Angicos, RN, Departamento de Ciências Humanas. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd - UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens - EDUCLIN (UFERSA/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação - CRIANCE (UFRN/CNPQ). Pesquisadora Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPQ - PICI-PIVIC/UFERSA. Membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte - FEIRN, vinculado ao MIEIB. Coordenadora do Observatório da Educação Infantil do Rio Grande do Norte - ObservEI RN. Membro da Rede de Pesquisa Nacional - AlfaRede. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Alfa RN e Assessora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI RN vinculados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MEC. Coordenadora do Laboratório de Cultura Lúdica, Diversidade e Linguagens. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão com produções bibliográficas nas seguintes áreas: Educação Infantil; Currículos; Práticas Pedagógicas; Alfabetização, Leitura e Escrita; Literatura Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Brincadeira.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes