Sobre a Revista
A Revista Eletrônica do Seminário de Iniciação Científica da UFERSA é um periódico online e de acesso aberto, dedicado às publicações de estudos científicos, tecnológicos e de inovação desenvolvidos por discentes de iniciação científica e pós-graduação sob a orientação de docentes doutores, contribuindo assim para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica no Brasil. A revista SEMIC objetiva incentivar a produção científica dos planos de trabalho desenvolvidos por discentes da UFERSA nas diferentes áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
Esse periódico, idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UFERSA) representa um espaço dedicado à divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos diferentes grupos de pesquisa da instituição, permitindo a discussão e interação dos primeiros passos da carreira acadêmica de discentes de iniciação científica. Ainda, a revista SEMIC propõe o compartilhamento dos importantes resultados derivados das pesquisas de seus discentes para a comunidade científica e o público em geral.
Portanto, este periódico constitui uma relevante iniciativa para a promoção da visibilidade do conhecimento e da divulgação científica, além de fomentar discussões fundamentais para o desenvolvimento da região semiárida, onde a UFERSA está inserida. Ademais, a revista tem o potencial de contribuir com a popularização da ciência, ao tornar acessíveis os avanços científicos à sociedade, ampliando o entendimento público e incentivando o engajamento com temas relevantes para a realidade local.
Foco e escopo:
A Revista Eletrônica do Seminário de Iniciação Científica da UFERSA tem como objetivo incentivar a produção científica das pesquisas desenvolvidas por discentes da UFERSA nas diferentes áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.