Artefatos Pedagógicos que Integram os Currículos Construídos no Cotidiano da Educação Infantil

Autores

  • Letícia Oliveira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
  • Elaine Luciana Sobral Dantas Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA https://orcid.org/0000-0003-0331-8180

Palavras-chave:

Artefatos Pedagógicos, Educação Infantil, Crianças

Resumo

Os artefatos pedagógicos constituem-se como uma categoria de materiais estruturados e não estruturados, que ao serem disponibilizados às crianças nas instituições educativas, instigam/mobilizam de modo integrado a exploração, a investigação e a descoberta. Nesse viés, os currículos construídos e vividos no cotidiano das/com as crianças, tendo como eixos estruturantes as interações e a brincadeira (Brasil, 2009), devem propiciar experiências de manuseio com múltiplos materiais, a fim de garantir a expansão da criatividade, expressividade, linguagem e aprendizagem. Deste modo, temos nos indagado: que artefatos pedagógicos constituem as experiências das crianças nas instituições educativas? As crianças têm acesso aos brinquedos? Interagem com brinquedos estruturados e não estruturados em suas experiências? Definimos como objetivo analisar artefatos pedagógicos - materiais didáticos e brinquedos estruturados e não estruturados - que se presentificam nos currículos construídos no cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa é de cunho qualitativo e ancora-se nos princípios da abordagem sócio-histórica (Vigotski, 2007; Bakhtin, 2003), focalizando na elaboração de sentidos dos partícipes. Além disso, nos fundamentamos nos escritos de Lopes e Ubarana (2012), Dantas (2016), Smolka (2002) e Cruz (2008), a fim de compreender as concepções de criança e infâncias, currículo e o porquê é importante ouvir as crianças na pesquisa. Como procedimentos metodológicos, realizamos sessões de observação participante em duas turmas (creche e pré-escola) e iniciamos as entrevistas coletivas com as crianças. Na análise dos dados, pudemos identificar que nas salas de referência, a ênfase maior dos artefatos pedagógicos disponibilizados é relacionado aos materiais escolares e didáticos, como por exemplo: atividades “xerocopiadas”; “lápis grafite”; “coleção”; “tesoura”; “cola”; “caderno”; “tinta”; “folha A4”. Porém, de modo escasso e incipiente nos momentos de brincadeira, alguns materiais estruturados e não estruturados se presentificar, a saber: “massinha de modelar”, “peneiras pequenas”; “prendedores de roupa”; “tampinhas de garrafa pet”; “pedaços de cano de pvc de cores diferentes”; “pedaços de TNT coloridos”; “garrafas pets pequenas com papel crepom colorido cortado em tirinhas dentro, milho, arroz e feijão”; “palitos de churrasco com fita de cetim coloridas coladas na ponta”; “peças de lego”; “cubo mágico”; “letras e números”; “jogo de montar com números de 1 a 5 feito de papelão e tampinhas”. É válido ressaltar que, em um panorama geral, é na turma de creche II que ocorre a maior disponibilização de artefatos pedagógicos, principalmente os brincantes. Nas primeiras entrevistas coletivas realizadas com as crianças, suas vozes comprovam os dados observados no cotidiano das salas de referência e reafirmam que a maior parte dos artefatos pedagógicos são os relacionados aos materiais escolares e didáticos. Foi possível identificar, portanto, de forma incipiente a menção aos brinquedos e outros artefatos não estruturados. Estamos finalizando o segundo ciclo das entrevistas com as crianças, cujos dados serão ampliados e analisados na continuidade da pesquisa.

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Biografia do Autor

Elaine Luciana Sobral Dantas , Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Adjunta C da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus de Angicos, RN, Departamento de Ciências Humanas. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd - UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens - EDUCLIN (UFERSA/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação - CRIANCE (UFRN/CNPQ). Pesquisadora Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPQ - PICI-PIVIC/UFERSA. Membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte - FEIRN, vinculado ao MIEIB. Coordenadora do Observatório da Educação Infantil do Rio Grande do Norte - ObservEI RN. Membro da Rede de Pesquisa Nacional - AlfaRede. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Alfa RN e Assessora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI RN vinculados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MEC. Coordenadora do Laboratório de Cultura Lúdica, Diversidade e Linguagens. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão com produções bibliográficas nas seguintes áreas: Educação Infantil; Currículos; Práticas Pedagógicas; Alfabetização, Leitura e Escrita; Literatura Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Brincadeira.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes