Avaliação da biodegradação de parafusos de interferência de ácido lático (PLA), em solução fosfato salina, fabricados em impressora 3d para aplicações biomédicas em cirurgias ortopédicas.
Palavras-chave:
Poli(ácido lático), Biodegradação, Enxerto, Parafuso de interferência.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal realizar a avaliação da biodegradação de parafusos de PLA fabricados por impressão 3D e submersos em solução de (PBS), para potenciais aplicações em cirurgias ortopédicas, conforme as diretrizes estabelecidas na norma NBR 15743-7, que define os ensaios e requisitos para comprovação da segurança e eficácia de implantes com polímeros absorvíveis. O poli (ácido lático) (PLA) tem propriedades atrativas para o uso na área biomédica devido à sua biocompatibilidade. O PLA é biodegradável, já que é capaz de ser desintegrado por agentes biológicos, sendo também bioreabsorvível, já que o produto da sua degradação participa do processo metabólico do organismo humano. Dentre as técnicas de fabricação de peças de PLA para aplicações biomédicas, a impressão 3D destaca-se como promissora, principalmente devido à possibilidade de produção de peças personalizadas e individualizadas, além de produção por prototipagem com alto nível de detalhamento e diminuição dos custos, o que tornaria tais peças mais acessíveis, como parafusos de interferência em PLA produzido por uma impressora 3D.
Foram realizadas medições de ganho e perda de massa dos parafusos, além de sua inserção em blocos de poliuretano com densidade semelhante à do osso. Também foram conduzidos testes de tração utilizando enxertos bovinos fixados com esses dispositivos, simulando condições clínicas. Os parafusos de interferência são dispositivos cônicos e rosqueados, projetados para comprimir o enxerto contra as paredes dos túneis ósseos durante a inserção, proporcionando uma fixação por interferência. Embora tradicionalmente fabricados em metal, o uso de materiais bioabsorvíveis, como o PLA, está ganhando relevância devido às vantagens clínicas que oferecem, como a eliminação da necessidade de remoção cirúrgica posterior. A análise da degradação do PLA é essencial para validar sua aplicação em procedimentos médicos, especialmente na ortopedia. Os resultados deste estudo têm o potencial de demonstrar a viabilidade dos parafusos de PLA impressos em 3D para reconstruções do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e de abrir novas possibilidades para sua utilização em outras cirurgias. Além de proporcionar soluções tecnológicas inovadoras, o uso de parafusos bioabsorvíveis pode reduzir os custos dos procedimentos cirúrgicos, aumentando a acessibilidade a tratamentos avançados e beneficiando um maior número de pacientes.