Estudando os efeitos de estereótipos sobre emoções positivas, engajamento e desempenho dos estudantes em ambientes gamificados
Palavras-chave:
Gamificação, Estereótipos Raciais, Emoções Positivas, Engajamento Educacional, Desempenho AcadêmicoResumo
A gamificação é uma estratégia amplamente adotada para aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes em ambientes educacionais, utilizando elementos típicos de jogos, como avatares, rankings e feedbacks instantâneos, em contextos de aprendizado. No entanto, a presença de estereótipos raciais implícitos nesses ambientes pode impactar negativamente as experiências dos alunos. Este projeto investiga como esses estereótipos influenciam emoções positivas, engajamento e desempenho em ambientes educacionais gamificados. A pesquisa contou com a participação de 54 estudantes, dos quais 50% se autodeclararam brancos, 42,6% identificaram-se como pardos e 7,4% como negros. Esses participantes foram expostos a ambientes com elementos de jogos que apresentavam estereótipos para caucasianos, não caucasianos, ou a uma condição neutra. Para avaliar e coletar dados sobre emoções, foram utilizadas as escalas Dispositional Positive Emotion Scale (DPES) e Positive and Negative Affect Schedule (PANAS). Os resultados indicam que o ambiente neutro (controle) apresentou uma média superior em emoções positivas, sugerindo que um ambiente desta condição pode favorecer uma resposta emocional mais positiva. Em contraste, o grupo de reforço positivo (stBoost) teve uma média ligeiramente mais alta em emoções negativas em relação às outras condições, indicando que esse ambiente pode ter induzido mais respostas emocionais negativas. Para avaliar o engajamento dos participantes, foram aplicados os questionários DFS-Short BR e Short version of the Flow State Scale (FSS - Short BR). Os resultados sugerem que o grupo em ambiente neutro (controle) obteve uma média mais elevada em engajamento, indicando um maior estado de fluxo em comparação aos grupos com reforço positivo (stBoost) e negativo (stThreat). Esses dados sugerem que a ausência de estereótipos pode favorecer uma experiência de maior imersão e engajamento dos participantes. Também foi conduzido um teste baseado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar o desempenho acadêmico. Os resultados indicaram médias semelhantes nas respostas corretas entre as três condições avaliadas: reforço positivo (stBoost), negativo (stThreat) e ambiente neutro (controle). Esses achados sugerem que o desempenho nas respostas corretas não foi significativamente impactado por nenhuma das condições testadas. Todos os resultados expostos anteriormente fornecem insights valiosos para o desenvolvimento de práticas educacionais e design de interfaces que promovam a equidade racial, melhorando o ambiente de aprendizagem e a inclusão de todos os estudantes.