Currículos e Experiências Investigativas na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Currículos, Experiências, Pesquisas, Projetos InvestigativosResumo
Considerando a criança como um sujeito sócio histórico e concreto que produz cultura nas interações e vivências que estabelece em seu cotidiano, que guardam especificidades e modos próprios de conhecer a si mesma e o mundo, ampliando suas experiências. Com isso, torna-se fundamental que os currículos e as práticas pedagógicas na Educação Infantil oportunizem contextos de aprendizagem, para que os saberes das crianças sejam considerados, de modo que se articulem aos conhecimentos produzidos pela humanidade (Brasil, 2009). Desse modo, uma das formas de organizar a prática pedagógica é o trabalho com projetos investigativos, o qual organiza o ato educativo e possibilita que as crianças aprendam, construam e reconstruam diferentes conhecimentos constituídos historicamente a partir das múltiplas linguagens (Barbosa e Horn 2008). Dessa forma nos indagamos: os projetos desenvolvidos nas instituições de Educação Infantil possibilitam processos investigativos pelas crianças? As experiências de pesquisa na Educação Infantil constituem-se como perspectiva de iniciação científica com as crianças? Como acontecem os projetos investigativos? O que pensam as professoras e as crianças sobre os percursos de pesquisa e suas aprendizagens? Definimos como os objetivos de pesquisa investigar sentidos de professores(as) e crianças acerca do trabalho com projetos investigativos nos currículos construídos no cotidiano da Educação Infantil e analisar experiências de iniciação científica das crianças no âmbito dos projetos investigativos desenvolvidos em turmas de Educação Infantil. Nos ancoramos nos princípios da abordagem Histórico-cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2007; 2009) e do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Como procedimentos metodológicos, realizamos o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental e as sessões de observação participante. Fizemos o levantamento de estudos publicados na Plataforma de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e nos anais do Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI) de 2021 e 2023, e identificamos 10 trabalhos, dos quais 6 tematizam o trabalho com projetos como uma abordagem essencial na transformação da escola e do currículo. Outros destacam a importância da integração dos conhecimentos científicos nos currículos da Educação Infantil e o direito da criança em se apropriar desses conhecimentos. De um modo geral, apontam que os contextos investigativos oportunizados com os projetos envolvem a participação ativa das crianças na problematização e resolução de situações concretas do cotidiano apoiadas no conhecimento científico. As sessões de observação participante ocorreram em uma turma que estava desenvolvendo um projeto investigativo sobre “O cavalo e o vaqueiro”, observamos, a partir de atividades de leitura, produção e confecção de trabalhos, música e brincadeiras, contextos investigativos e de exploração pelas crianças. Ademais quanto às produções de trabalhos, estes eram eventualmente feitos para e não com crianças. Entretanto, os dados estão em processo de análise e serão ampliados com continuidade da pesquisa.