Currículos e Experiências Investigativas na Educação Infantil

Autores

  • Maria Layze dos Anjos Martins Universidade Federal rural do Semi-Árido
  • Francisco Souto de Sousa Júnior Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Elaine Luciana Sobral Dantas Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA https://orcid.org/0000-0003-0331-8180
  • Ana Beatriz da Silva Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículos, Experiências, Pesquisas, Projetos Investigativos

Resumo

Considerando a criança como um sujeito sócio histórico e concreto que produz cultura nas interações e vivências que estabelece em seu cotidiano, que guardam especificidades e modos próprios de conhecer a si mesma e o mundo, ampliando suas experiências. Com isso, torna-se fundamental que os currículos e as práticas pedagógicas na Educação Infantil oportunizem contextos de aprendizagem, para que os saberes das crianças sejam considerados, de modo que se articulem aos conhecimentos produzidos pela humanidade (Brasil, 2009). Desse modo, uma das formas de organizar a prática pedagógica é o trabalho com projetos investigativos, o qual organiza o ato educativo e possibilita que as crianças aprendam, construam e reconstruam diferentes conhecimentos constituídos historicamente a partir das múltiplas linguagens (Barbosa e Horn 2008). Dessa forma nos indagamos: os projetos desenvolvidos nas instituições de Educação Infantil possibilitam processos investigativos pelas crianças? As experiências de pesquisa na Educação Infantil constituem-se como perspectiva de iniciação científica com as crianças? Como acontecem os projetos investigativos? O que pensam as professoras e as crianças sobre os percursos de pesquisa e suas aprendizagens? Definimos como os objetivos de pesquisa investigar sentidos de professores(as) e crianças acerca do trabalho com projetos investigativos nos currículos construídos no cotidiano da Educação Infantil e analisar experiências de iniciação científica das crianças no âmbito dos projetos investigativos desenvolvidos em turmas de Educação Infantil. Nos ancoramos nos princípios da abordagem Histórico-cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2007; 2009) e do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Como procedimentos metodológicos, realizamos o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental e as sessões de observação participante. Fizemos o levantamento  de estudos publicados na Plataforma de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e nos anais do Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI) de 2021 e 2023, e identificamos 10 trabalhos, dos quais 6 tematizam o trabalho com projetos como uma abordagem essencial na transformação da escola e do currículo. Outros destacam a  importância da integração dos conhecimentos científicos nos currículos da Educação Infantil e o direito da criança em se apropriar desses conhecimentos. De um modo geral, apontam que os contextos investigativos oportunizados com os projetos envolvem a participação ativa das crianças na problematização e resolução de situações concretas do cotidiano apoiadas no conhecimento científico. As sessões de observação participante ocorreram em uma turma que estava desenvolvendo um projeto investigativo sobre “O cavalo e o vaqueiro”, observamos, a partir de atividades de leitura, produção e confecção de trabalhos, música e brincadeiras, contextos investigativos e de exploração pelas crianças. Ademais quanto às produções de trabalhos, estes eram eventualmente feitos para e não com crianças. Entretanto, os dados estão em processo de análise e serão ampliados com continuidade da pesquisa. 

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Biografia do Autor

Francisco Souto de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado e Doutorado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições/ UFERSA, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Atividades Lúdicas para o Ensino de Química, Formação de Professores de Química, Divulgação Científica, Educação do Campo e Ensino de Ciências. Bolsista de Pós-Doutorado, CNPq, projeto: Ciência e Teatro de Temática Científica: um estudo sobre visitas teatralizadas como estratégia de divulgação da ciência em museus, Universidade de Lisboa-PT

Elaine Luciana Sobral Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Adjunta C da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus de Angicos, RN, Departamento de Ciências Humanas. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd - UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens - EDUCLIN (UFERSA/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação - CRIANCE (UFRN/CNPQ). Pesquisadora Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPQ - PICI-PIVIC/UFERSA. Membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte - FEIRN, vinculado ao MIEIB. Coordenadora do Observatório da Educação Infantil do Rio Grande do Norte - ObservEI RN. Membro da Rede de Pesquisa Nacional - AlfaRede. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Alfa RN e Assessora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI RN vinculados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MEC. Coordenadora do Laboratório de Cultura Lúdica, Diversidade e Linguagens. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão com produções bibliográficas nas seguintes áreas: Educação Infantil; Currículos; Práticas Pedagógicas; Alfabetização, Leitura e Escrita; Literatura Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Brincadeira. 

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes