Avaliação e Documentação Pedagógica na Educação Infantil
Palavras-chave:
Avaliação, Documentação pedagógica, Educação infantílResumo
A Avaliação da/na Educação Infantil constitui-se na escuta atenta e sensível por meio da observação e do registro que fomenta o acompanhamento sistemático das aprendizagens das crianças.. Esse movimento caracteriza-se como documentação pedagógica, estratégia que oferece subsídios para o professor refletir acerca da sua prática educativa (Micarello, 2010; Freire, 1992). Neste contexto, temos nos inquietado sobre quais são os instrumentos de registro das práticas educativas? Como tem se documentado as aprendizagens e experiências das crianças? As crianças participam da construção desses registros? Assim, tivemos como objetivos investigar modos como se constitui a avaliação na perspectiva da documentação pedagógica na construção de currículos na/da Educação Infantil e analisar instrumentos de observação, acompanhamento e registro da aprendizagem das crianças e da prática pedagógica. Para tanto, desenvolvemos uma investigação qualitativa com ênfase na abordagem sócio-histórica (Freitas, 2002; Vigotski, 2007; Bakhtin, 2003), aprofundamos os estudos teóricos, realizamos levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Dialogamos com Dantas (2016), Edwards, Gandini e Forman, (2016), Fochi (2018), Freire (1996) e Micarello (2010), para sistematizar as concepções de Currículos, Avaliação e Documentação Pedagógica. Fizemos levantamento dos artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos Anais do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), de 2018 e 2021 e do Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI), de 2021. Inicialmente encontramos cinquenta e quatro (54) trabalhos relacionados aos descritores: Educação Infantil e Avaliação e Educação Infantil e Documentação Pedagógica. Destes, selecionamos vinte e um (21) produções, sendo quatorze (14) sobre Avaliação e Educação infantil sete (7) de Documentação Pedagógica. Identificamos quatro (4) eixos de sentidos, sendo: análise dos instrumentos, perspectivas das professoras, análise das práticas cotidianas e documentação pedagógica. Na pesquisa de campo, realizamos sessões de observações participantes em duas turmas de Educação Infantil - uma turma de creche I, com crianças entre 2 a 3 anos de idade e uma de Pré-escola II com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos de idade, ambas com 1 professora titular e uma estagiária. Reconhecemos a presença dos registros das atividades das crianças expostas nas paredes das salas de referências, porém, não expressam informações que concretizem as aprendizagens delas, pois não especificam o processo, ou seja, são esvaziadas de sentidos e não se constituem como documentação pedagógica. No que compete à análise dos instrumentos e modos de registros das práticas educativas, foi identificado que as professoras só fazem uso de relatórios semestrais iniciais/individuais e estes não consideram a singularidades das crianças e os seus processos de aprendizagens, só fazem meras descrições gerais delas para fins de registro de frequência, bem como, registrar as atividades realizadas no Sistema SIGEduc. Consideramos, portanto, que ainda são incipientes as ações de observação, acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças na perspectiva da documentação pedagógica.