Avaliação e Documentação Pedagógica na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Documentação pedagógica, Educação infantíl

Resumo

A Avaliação da/na Educação Infantil constitui-se na escuta atenta e sensível por meio da observação e do registro que fomenta o acompanhamento sistemático das aprendizagens das crianças.. Esse movimento caracteriza-se como documentação pedagógica, estratégia que oferece subsídios para o professor refletir acerca da sua prática educativa (Micarello, 2010; Freire, 1992). Neste contexto, temos nos inquietado sobre quais são os instrumentos de registro das práticas educativas? Como tem se documentado as aprendizagens e experiências das crianças? As crianças participam da construção desses registros? Assim, tivemos como objetivos investigar modos como se constitui a avaliação na perspectiva da documentação pedagógica na construção de currículos na/da Educação Infantil e analisar instrumentos de observação, acompanhamento e registro da aprendizagem das crianças e da prática pedagógica. Para tanto, desenvolvemos uma investigação qualitativa com ênfase na abordagem sócio-histórica (Freitas, 2002; Vigotski, 2007; Bakhtin, 2003), aprofundamos os estudos teóricos, realizamos levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Dialogamos com Dantas (2016), Edwards, Gandini e Forman, (2016), Fochi (2018), Freire (1996) e Micarello (2010), para sistematizar as concepções de Currículos, Avaliação e Documentação Pedagógica. Fizemos levantamento dos artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos Anais do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), de 2018 e 2021 e do Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI), de 2021. Inicialmente encontramos cinquenta e quatro (54) trabalhos relacionados aos descritores: Educação Infantil e Avaliação e  Educação Infantil e Documentação Pedagógica. Destes, selecionamos vinte e um (21) produções, sendo quatorze (14) sobre Avaliação e Educação infantil sete (7) de Documentação Pedagógica. Identificamos quatro (4) eixos de sentidos, sendo: análise dos instrumentos, perspectivas das professoras, análise das práticas cotidianas e documentação pedagógica. Na pesquisa de campo, realizamos sessões de observações participantes em duas turmas de Educação Infantil - uma turma de creche I, com crianças entre 2 a 3 anos de idade e uma de Pré-escola II com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos de idade, ambas com 1 professora titular e uma estagiária. Reconhecemos a presença dos registros das atividades das crianças expostas nas paredes das salas de referências, porém, não expressam informações que concretizem as aprendizagens delas, pois não especificam o processo, ou seja, são esvaziadas de sentidos e não se constituem como documentação pedagógica. No que compete à análise dos instrumentos e modos de registros das práticas educativas, foi identificado que as professoras só fazem uso de relatórios semestrais iniciais/individuais e estes não consideram a singularidades das crianças e os seus processos de aprendizagens, só fazem meras descrições gerais delas para fins de registro de frequência, bem como, registrar as atividades realizadas no Sistema SIGEduc. Consideramos, portanto, que ainda são incipientes as ações de observação, acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças na perspectiva da documentação pedagógica. 

 

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Biografia do Autor

Elaine Luciana Sobral Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Adjunta C da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus de Angicos, RN, Departamento de Ciências Humanas. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd - UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens - EDUCLIN (UFERSA/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação - CRIANCE (UFRN/CNPQ). Pesquisadora Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPQ - PICI-PIVIC/UFERSA. Membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte - FEIRN, vinculado ao MIEIB. Coordenadora do Observatório da Educação Infantil do Rio Grande do Norte - ObservEI RN. Membro da Rede de Pesquisa Nacional - AlfaRede. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Alfa RN e Assessora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI RN vinculados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MEC. Coordenadora do Laboratório de Cultura Lúdica, Diversidade e Linguagens. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão com produções bibliográficas nas seguintes áreas: Educação Infantil; Currículos; Práticas Pedagógicas; Alfabetização, Leitura e Escrita; Literatura Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Brincadeira.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes