Análise dos Algoritmos Método do Gradiente e Algoritmo Colônia de Vagalumes Aplicado a um Problema de Engenharia

Autores

Palavras-chave:

Algoritmo, Computação Bio-inspirada, Engenharia

Resumo

A busca por soluções mais eficientes em Engenharia evolui em relevância com o passar do tempo, seja na distribuição de recursos ou no tempo de execução de determinadas tarefas. Na otimização irrestrita, as situações passam por uma modelagem matemática que tem como finalidade minimizar ou maximizar uma função objetivo. Este estudo tem como objetivo analisar a eficiência dos Algoritmos Colônia de Vagalumes e Método do gradiente na resolução de um problema de busca da posição ótima de Equilíbrio entre duas molas interligadas em suas extremidades. Neste problema a Energia Potencial Elástica (EPE) deve ter valor mínimo para manter o estado de equilíbrio após ser realizado deslocamento horizontal e vertical na extremidade das molas. Para a implementação dos algoritmos foi utilizada a linguagem de programação Python, sem a presença de bibliotecas nativas de otimização. A plataforma versátil e gratuita Google Colab foi utilizada como apoio operacional por possuir a possibilidade de colaboração em tempo real. A estrutura inicial dos algoritmos é semelhante e inicialmente são criadas as constantes que descrevem o problema real, sendo estas, as forças P1 e P2, aplicadas respectivamente de forma horizontal e vertical no sistema, seus comprimentos L1 e L2, suas constantes de elasticidade individuais K1 e K2 e as variáveis x1, x2 e a função z (x1, x2). A função z representa a EPE do sistema e será minimizada de forma iterativa por meio das variáveis x1 e x2, respectivamente o deslocamento horizontal e vertical ocasionados pelas forças P1 e P2. O algoritmo da Colônia de Vagalumes possui construção estocástica e é bio-inspirado no comportamento dos vagalumes, quando estão dispostos em colônias, por meio de processamento iterativo com valores pseudoaleatórios. São calculadas as posições atuais dos “vagalumes” e estas representam o valor da função z a ser minimizada. Quando estas posições convergem para um valor próximo, dado um critério de convergência ou parada, então a função teve seu valor mínimo ou máximo encontrado. Já para o algoritmo de Método do gradiente, é gerado um ponto inicial da função e a cada iteração é calculado o valor do gradiente da função e o ponto a ser percorrido na próxima iteração deve ser orientado a seguir a direção do gradiente, até alcançar o critério de parada definido. Os valores de minimização encontrados para a função que descreve a EPE do sistema seguem a conformidade com os trabalhos da literatura que foram utilizados como referência e o esforço computacional foi semelhante entre os dois algoritmos, com margem de diferença de tempo de execução de 10% entre os algoritmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Nunes dos Santos, 84988262184

Mestrando em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFERSA e graduando em Engenharia Elétrica, é bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Atualmente atua como Diretor de Marketing do Capítulo Estudantil MTT-S UFERSA e como membro do Ramo Estudantil IEEE UFERSA, possui experiência com programação em baixo nível utilizando C e Assembly para arquiteturas ARM e sistemas x86. Assim como trabalhos relacionados às plataformas embarcadas Arduino, Wemos, ESP32 e Beaglebone e conhecimento em simulação e desenvolvimento de dispositivos para transmissão em Radiofrequência.

Maria Joseane Felipe Guedes Macêdo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

É professora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, desde 2009. Possui Bacharelado em Meteorologia (2001) e mestrado em Meteorologia (2004) pela Universidade Federal de Campina Grande, Bacharelado em Matemática (2007) e mestrado em Matemática (2009) pela Universidade Federal de Campina Grande, doutorado sanduíche em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2017) e Universidade do Minho (PT). Sua pesquisa insere-se em Matemática Aplicada, na área de Otimização, em Ensino de Matemática e Gênero em Matemática e Matemática Aplicada. Atua no Mestrado Profissional de Matemática (PROFMAT/UFERSA) e atualmente é membra da Comissão de Gênero e Diversidade das Sociedades Brasileiras de Matemática (SBM) e Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Downloads

Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar