Estudando como estereótipos em ambiente gamificados afetam o senso de relacionamento, engajamento e desempenho dos estudantes em ambientes gamificados

Autores

  • WILIANE DA SILVA LIMA LIMA UFERSA
  • Geiser Chalco Challco

Palavras-chave:

Estereótipos, Gamificação, Lógica Matemática, Aprendizagem, Motivação

Resumo

Este estudo explora os efeitos de estereótipos de gênero implícitos em ambientes gamificados educacionais, com foco em promover uma experiência de aprendizado positiva e motivadora. A pesquisa utiliza três condições experimentais — controle, estereótipo positivo ("stBoost") e ameaça de estereótipo ("stThreat") — para avaliar o impacto desses contextos sobre o engajamento, o desempenho e o sentimento de conexão dos estudantes. Os resultados mostram que estereótipos positivos melhoram o desempenho e a confiança, enquanto estereótipos negativos produzem o efeito oposto. A análise sugere que o design de ambientes gamificados deve promover a inclusão e minimizar o impacto de estereótipos para maximizar a eficácia educacional.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar