Os gêneros no Instagram: o caso dos stories
Palavras-chave:
Redes Sociais; Análise de gêneros; Ambientes digitais; Instagram; Stories.Resumo
Com o avanço das redes sociais, os stories, ambientes digitais de curta duração, têm se popularizado em diferentes plataformas, como Instagram, Facebook, Tiktok e Whatsapp. Tendo em vista a necessidade de interações sociais através desses meios, surgem criações ou adaptações de gêneros textuais/discursivos nesses ambientes, o que leva a análises prementes sobre o funcionamento desses enunciados. Esses espaços são utilizados para a divulgação de textos os mais variados, sendo o nosso universo de pesquisa. É rápida a forma em que os ambientes digitais se atualizam para satisfazer as necessidades enunciativas de seus usuários e nos interessa ajustar a lupa sobre os gêneros ali presentes. O objetivo é mapear os gêneros que circulam na plataforma do Instagram, mais precisamente nos stories, descrevendo a sua variedade e sua natureza multissemiótica. Nossa fundamentação teórica se dá à luz dos estudos retóricos de gênero (Bazerman, 2021; Miller, 2016) e nos critérios que caracterizam a emergência de gêneros (Lima-Neto, 2014; 2023). Nossa metodologia é a descrição e análise de três enunciados que circularam nos stories do Instagram de influenciadores digitais brasileiros, cujos perfis são públicos. Os resultados, apontam para que a constituição desses enunciados se deu de forma remixada, que parece ser algo tipificado neste ambiente, tendo propósitos variados, sendo que a autopromoção de quem realiza a postagem parece ser a mais evidente.