A Organização do Cotidiano Educativo e dos Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, rotinas, espaços pedagógicos, contextos de aprendizagem

Resumo

A Educação Infantil deve oportunizar práticas pedagógicas que considerem as especificidades das crianças. Deste modo, a rotina como categoria pedagógica promove de modo estruturante a organização de tempos, espaços, materiais e interações/atividades. Algumas práticas pedagógicas nesta etapa educativa, podem constituir experiências e aprendizagens diárias, nas salas de referências, nos pátios, nos jardins, e em todos os espaços e ambientes das instituições. É importante considerar que a organização de contextos de aprendizagem, envolve: espaços harmônicos em cores, formas, objetos; organização de um tempo-espaço rico em desafios e propulsor de interações sociais. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo analisar modos de organização do cotidiano educativo e dos ambientes de aprendizagem das crianças nos currículos construídos no cotidiano da Educação Infantil.  Para tanto, demos continuidade aos estudos que assumem princípios da abordagem qualitativa de pesquisa na perspectiva sócio-histórica (Vigotski, 2007; Bakhtin, 2003; Freitas, 2002), que prioriza, de um modo geral, as significações de sujeitos e os processos de elaboração de sentidos. Aprofundamos o diálogo com as referências teóricas: Barbosa (2006), Horn (2017) e Freire (1996) e concluímos o levantamento bibliográfico. Realizamos as sessões de observação participante, fazendo o exercício de registrar e transcrever diálogos e interações entre adultos e crianças, crianças e crianças, elaborando pequenos relatos de cenas, histórias vividas nos espaços e nas rotinas das turmas. Identificamos com a inclusão dos descritores: Rotina e Educação Infantil; Espaços e Educação Infantil no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 26 (vinte e seis) artigos relacionados ao tema de estudo. As sessões de observação foram realizadas em turnos completos de atividades em duas semanas alternadas, sendo uma turma de creche e uma de pré-escola, em uma instituição de Educação Infantil. Na rotina diária, percebemos que as professoras organizam o cotidiano com elementos permanentes no dia a dia em todas as turmas, como: acolhida (com massa de modelar ou papéis e lápis de colorir), primeiro lanche, a rodinha (com os mesmos momentos, por exemplo: músicas descontextualizadas, oração, chamadinha, observação do dia/tempo e calendário), leitura deleite, segundo lanche e atividade. Ademais, no que se refere aos ambientes de aprendizagem, dificilmente são oportunizadas às crianças momentos distintos à sala de referência, com exceção do dia do parque, que acontece semanalmente. A construção dos espaços com intencionalidade, partindo de sua compreensão como ambiente de aprendizagem, é fundamental para possibilitar vivências significativas durante o tempo das crianças nas salas de referência, nos espaços internos ou externos e na organização das as atividades propostas nas rotinas. Foi possível compreendermos e analisarmos como se dá, a partir das professoras, a organização do cotidiano educativo - espaços, tempos e as atividades que são oportunizadas às crianças nos currículos construídos na rotina da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Elaine Luciana Sobral Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Adjunta C da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus de Angicos, RN, Departamento de Ciências Humanas. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd - UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens - EDUCLIN (UFERSA/CNPQ). Membro do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação - CRIANCE (UFRN/CNPQ). Pesquisadora Orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPQ - PICI-PIVIC/UFERSA. Membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte - FEIRN, vinculado ao MIEIB. Coordenadora do Observatório da Educação Infantil do Rio Grande do Norte - ObservEI RN. Membro da Rede de Pesquisa Nacional - AlfaRede. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada em Alfabetização para Profissionais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Alfa RN e Assessora Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI RN vinculados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MEC. Coordenadora do Laboratório de Cultura Lúdica, Diversidade e Linguagens. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão com produções bibliográficas nas seguintes áreas: Educação Infantil; Currículos; Práticas Pedagógicas; Alfabetização, Leitura e Escrita; Literatura Infantil; Psicologia Histórico-Cultural; Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança; Brincadeira.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes