Cartografia da realidade das escolas do campo no semiárido potiguar
Palavras-chave:
Semiárido. Escolas. Cartografia.Resumo
Problematiza-se a representação cartográfica do quantitativo de escolas localizadas na zona rural do contexto semiárido norte-rio-grandense, buscando saber como essas escolas estão distribuídas espacialmente e qual sua relação com o território usado. O objetivo geral da pesquisa foi construir mapas quantitativos e qualitativos das escolas rurais da região semiárida potiguar, utilizando dados fornecidos pelo INEP e pelo IBGE. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos objetivos específicos, como a criação de mapas que detalham tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos das instituições educacionais no campo no semiárido potiguar. A metodologia adotada incluiu o uso do software QGIS para a criação e análise de mapas temáticos, além da conferência de dados geoespaciais por meio de imagens de satélite e a comparação entre as coordenadas divulgadas pelo IBGE e as fornecidas pelo INEP. A pesquisa revelou deficiências de um mapeamento apurado das escolas situadas no campo potiguar, uma vez que no fornecimento dos dados pelos órgãos oficiais encontram-se defasagens gritantes (ausências de coordenadas geográficas), evidenciando a invisibilidade dessas escolas no censo escolar e o fechamento de várias unidades. Dessa forma, muitas escolas rurais não possuem coordenadas geográficas registradas, o que compromete a formulação de políticas públicas voltadas à infraestrutura e acessibilidade. Além disso, constatou-se que a migração de estudantes para áreas urbanas em busca do ensino médio é um fenômeno crescente, gerando esvaziamento das áreas rurais e agravando a desigualdade educacional. O estudo conclui que há uma necessidade urgente de políticas públicas que tratem de forma mais equitativa as escolas do campo, enfrentando problemas como salas multisseriadas e a falta de reconhecimento dessas escolas no censo escolar.