Desenvolvimento de um jogo digital para o aprendizado interativo no ensino de história da física.

Autores

  • Raimundo Andrade de Lima Neto UFERSA
  • Lázaro Luis de Lima Sousa

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Jogos Eletrônicos, Educação

Resumo

A História da Física está cheia de contribuições de homens e mulheres que, através de suas pesquisas, proporcionaram o avanço da ciência de maneira significativa. Embora os conteúdos sejam direcionados somente ao trabalho desenvolvido e não ao reconhecimento destas pessoas, o papel do cientista precisa ser mais bem detalhado nos espaços educacionais. Por outro lado, abordar esses apontamentos usando métodos tradicionais pode diminuir o interesse dos estudantes e, por isso, utilizar de recursos que acompanham o avanço tecnológico pode ser considerada uma saída para promoção do papel do cientista na sociedade atual. Agregando a isso, o apelo dos jogos educacionais no formato digital traz uma possibilidade de unificação do estudo e aprendizado das contribuições dos cientistas, promoção da interdisciplinaridade, o uso de recursos inovadores no ensino da História da Física com um aprendizado mais dinâmico. Diante disso, este trabalho propõe a criação e o uso de um jogo educacional digitais como ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem ao reconhecer diferentes cientistas e suas contribuições. Foi proposto um jogo de associação, chamado de “Quem é o cientista?”, escrito na linguagem Javascript, com 28 pares em formato de cartas, em que o estudante-jogador tem o objetivo de associar todas as principais descobertas aos seus pesquisadores. Este jogo pode ser jogado no celular ou no computador e, com as funções implementadas, é possível controlar a quantidade de pares e aleatoriedade da posição das cartas, o que dá dinamicidade ao jogo e tempo para que sejam trabalhadas em sala de aulas as diferentes contribuições que cada cientista teve. A programação permite que novos cientistas sejam adicionados, para os casos em que haja expansão de aprendizados. Embora esse jogo não tenha sido aplicado nos espaços escolares, acredita-se que o trabalho realizado se alinha com o objetivo de desenvolvimento de novos produtos educacionais, dado o potencial de aplicação prática e a importância da discussão sobre aspectos da história da ciência.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar