Palavras-chave:
Currículo, Formação de Professores, Formação Pedagógica, Didática, Licenciaturas
Resumo
O presente estudo tem como objeto investigativo a formação pedagógica circunscrita nos currículos prescritos de licenciaturas específicas dos campi centrais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Como objetivo geral, definiu-se: analisar os conteúdos curriculares dispostos nas disciplinas pedagógicas de licenciaturas específicas da UFERSA e da UERN, na modalidade presencial, nos campi centrais, Mossoró – RN. No que toca aos objetivos específicos, pontuaram-se: identificar, por áreas de conhecimento, como se organizam os conteúdos curriculares das disciplinas pedagógicas nas licenciaturas específicas da UFERSA e da UERN, na modalidade presencial, campi centrais; e caracterizar os conteúdos curriculares pensados para a disciplina de Didática nos cursos de licenciaturas específicas da UFERSA e da UERN, na modalidade presencial, campi centrais. Ao todo, participaram da pesquisa 14 cursos de licenciatura, sendo 13 da UERN e uma da UFERSA. O estudo se ancorou, teoricamente, em autores de base crítica no campo educacional. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e recorreu à pesquisa documental. Como técnica de produção de dados, utilizou-se da análise documental, mais especificamente deteve-se à análise dos projetos pedagógicos de cursos. Como eixo de produção e análise dos dados, demarcaram-se: a) carga horária total do curso e do que se propõe de formação para as disciplinas consideradas pedagógicas; b) enfoque das disciplinas pedagógicas; e c) conteúdos curriculares da disciplina de didática. Como considerações, avalia-se que pelo menos um terço da carga horária total dos cursos de licenciatura é projetado para as disciplinas que prescrevem conteúdos curriculares para a formação pedagógica, o que se alinha ao que orienta a base político-normativa da formação inicial de professores no Brasil, tal como a Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Avalia-se também que as disciplinas que focam na formação pedagógica se circunscrevem a partir de três dimensões: Os fundamentos da educação (com disciplinas que articulam a discussão de conteúdos da educação com outras áreas disciplinares das ciências humanas, especialmente da Sociologia e da Psicologia), os sistemas de ensino e as metodologias de ensino. Em relação à disciplina de Didática, viu-se que os conteúdos curriculares abordam aspectos teóricos do seu objeto de estudo, qual seja: os processos de ensino-aprendizagem. Tais conteúdos possibilitam, de algum modo, a formação pedagógica com enfoque crítico, porém, na maioria das licenciaturas visualizou-se a Didática desarticulada da prática educativa, no âmbito das escolas e das salas de aula.
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Biografia do Autor
João Bosco Santana Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Estudante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, habilitação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista do CNPq na modalidade Iniciação científica, Nome do projeto, LICENCIATURAS - ESTUDO CURRICULAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE E DA PARAÍBA. Também participa do projeto "Formação de Professores em cursos de Pedagogia e licenciaturas específicas, presenciais e a distância, da UFERSA, UERN e IFRN: uma análise a respeito da dimensão pedagógico-curricular e da disciplina de Didática." Voluntário do Programa de Iniciação à Docência no Subprojeto Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Com atuação na Escola Ricardo Vieira do Couto na comunidade do campo de Jucurí zona rural de Mossoró/RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (UFERSA/CNPq).
Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de coordenador (POSENSINO/UFERSA). É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Intercampi em Educação e Ensino da UECE. É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior" do Instituto Federal de São Paulo - IFSP e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016) e de vice-coordenador do POSENSINO/UFERSA (2021 - 2023). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores da Educação Básica, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática e Docência na Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisador@s em Pedagogia (REPPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides).