O uso do Arduino na Ciência e Tecnologia

Autores

  • Gustavo Alves Mendes UFERSA
  • Jusciane da Costa Silva
  • Gustavo de Oliveiras Gurgel Rebouças

Palavras-chave:

arduino, experimentos, física, baixo custo

Resumo

A tecnologia está em constante desenvolvimento, tornando-se mais acessível e presente em nosso cotidiano, e seu uso dentro do campo do ensino tem aumentado bastante, sendo uma forma de auxiliar na metodologia, que ainda é muito direcionada para a teoria, principalmente nas áreas de exatas. Dessa forma, esse trabalho traz a proposta do uso da placa Arduino® para desenvolver experimentos e ferramentas para o ensino de física, utilizando materiais reutilizados e de baixo custo, como uma opção mais acessível para a realização das práticas de laboratório. A plataforma Arduino® nos permite abordar robótica juntamente com a física, por ter uma linguagem simples e de mais fácil uso e aprendizado, além de ser uma excelente opção para um primeiro contato, com a área da programação, seja aluno, professor ou qualquer interessado a aprender. Durante o período do projeto, concluímos dois trabalhos, sendo um deles relacionando a robótica, música e acústica, onde utilizamos um Arduino e um relé, um interruptor eletromecânico, para emitir notas musicais de frequências diferentes através do acionamento do interruptor e comparar com as frequências bem definidas dessas notas. E o outro, se trata de um trabalho voltado à trigonometria e cinemática, utilizando a placa Arduino® para desenvolver uma ferramenta para o estudo do Movimento Harmônico Simples (MHS), através de um sistema controlável, composto por um motor de passos, botões e um visor LCD que exibe informações de ângulo, velocidade de rotação, período e frequência, em tempo real. Esse projeto apresentou resultados condizentes com o teórico estudado, tendo o objetivo de patenteá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar