Estudo experimental dos processos sintáticos e prosódicos em sentenças topicalizadas.
Palavras-chave:
Topicalização, Prosódia, SintaxeResumo
Neste estudo, apresentamos uma análise de como os processos prosódicos e sintáticos interagem em sentenças topicalizadas. A pesquisa é justificada pela necessidade de um aprofundamento na compreensão de isomorfismo entre sintaxe e prosódia, que normalmente são trabalhados separadamente, mesmo que ambos contribuam na produção da fala de forma simultânea. Para isso, temos por objetivo descrever as correspondências dos processos sintáticos e prosódicos em sentenças topicalizadas. Baseamos a pesquisa na teoria Chomskyana e em estudos de prosódia e sintaxe como os de Millotte, Wales e Christophe (2007), Farias (2015) e Kenedy, E.; Othero (2018). Usamos o método dedutivo hipotético, pois começamos com a formulação de hipóteses sobre a relação entre sintaxe e prosódia; além disso, usamos um método experimental com interface, utilizado para investigar o comportamento dos falantes em um ambiente controlado. Nossos participantes foram submetidos a duas etapas, no primeiro momento realizamos um teste de produção, solicitamos que eles realizassem leituras de sentenças apresentadas por meio de uma interface, e, ao mesmo tempo, gravamos as leituras em um ambiente sem ruídos, no segundo momento fizemos um teste de percepção, colocamos um áudio com a sentença em forma de tópico e depois em sua forma padrão, através do software questionamos se eles identificaram alguma pausa ou mudança de sentido entre as sentenças. Selecionamos como critérios para participar da pesquisa, falantes nativos do português, adultos e universitários. Toda a pesquisa foi realizada através do software Psychopy, no qual programamos a interface, inserimos os áudios e medimos o tempo de resposta. Desse modo, esperamos conseguir contribuir mesmo que um pouco na compreensão entre sintaxe e prosódia da língua portuguesa, além de, compreender se os falantes são conscientes linguisticamente da topicalização do objeto nas sentenças, e perceber o isomorfismo entre os processos sintáticos e prosódicos.