Formação docente continuada para a implantação da BNCC e do Novo Ensino Médio em Caraúbas

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores; formação continuada; Ensino Médio

Resumo

 Este projeto de pesquisa visou se debruçar sobre o aspecto da formação continuada de  professores, perpassando por inúmeras questões como o conceito de currículo, as políticas  públicas que regem a educação, as reformas educacionais e sua reverberação no âmbito do do  Ensino Médio do RN etc. tendo em vista que a educação básica brasileira enfrenta um período  de grandes transformações, tanto na Educação Infantil quanto nos ensinos Fundamental e  Médio. A primeira década do século XIX, no Brasil, foi um período de reorganização da Política  Educacional brasileira e essas políticas públicas estão inseridas nesse contexto de mudanças.  Hoje já se pode falar em avaliar esse processo, bem como em analisar como tem ocorrido a  implantação de tais políticas no chão da escola, ou seja, como elas têm ocorrido e reverberado  nas diversas dimensões da educação nacional: processo de ensino aprendizagem, avaliação  da aprendizagem, currículo, democratização da educação, gestão educacional macro e micro  etc. Nesse sentido, o trabalho empreendido apontou quais as concepções e conceitos basilares  dessas reformas educacionais, bem como buscou, através de bibliografias diversas, se  debruçar sobre categorias que regem a educação nacional e estadual, numa perspectiva ampla  e voltada para conceitos pedagógicos que permitissem entender o contexto das políticas do  currículo no Rio Grande do Norte.

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Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, UFERSA

Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes