Formação docente continuada para a implantação da BNCC e do Novo Ensino Médio em Caraúbas
Palavras-chave:
Formação de professores; formação continuada; Ensino MédioResumo
Este projeto de pesquisa visou se debruçar sobre o aspecto da formação continuada de professores, perpassando por inúmeras questões como o conceito de currículo, as políticas públicas que regem a educação, as reformas educacionais e sua reverberação no âmbito do do Ensino Médio do RN etc. tendo em vista que a educação básica brasileira enfrenta um período de grandes transformações, tanto na Educação Infantil quanto nos ensinos Fundamental e Médio. A primeira década do século XIX, no Brasil, foi um período de reorganização da Política Educacional brasileira e essas políticas públicas estão inseridas nesse contexto de mudanças. Hoje já se pode falar em avaliar esse processo, bem como em analisar como tem ocorrido a implantação de tais políticas no chão da escola, ou seja, como elas têm ocorrido e reverberado nas diversas dimensões da educação nacional: processo de ensino aprendizagem, avaliação da aprendizagem, currículo, democratização da educação, gestão educacional macro e micro etc. Nesse sentido, o trabalho empreendido apontou quais as concepções e conceitos basilares dessas reformas educacionais, bem como buscou, através de bibliografias diversas, se debruçar sobre categorias que regem a educação nacional e estadual, numa perspectiva ampla e voltada para conceitos pedagógicos que permitissem entender o contexto das políticas do currículo no Rio Grande do Norte.