A política educacional curricular contemporânea no contexto da educação potiguar

Autores

  • Juliana Fantini Ferreira da Silva Maia UFERSA
  • Karla Raphaella Costa Pereira

Palavras-chave:

Ensino Médio, estudo, Caraúbas, formação.

Resumo

 O projeto de pesquisa intitulado "A política educacional curricular contemporânea no contexto da educação potiguar", conduzido no município de Caraúbas/RN,visou estudar a adaptação da política educacional do estado do Rio Grande do Norte às reformas recentes no Ensino Médio e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na formação continuada de professores.A metodologia envolveu revisão bibliográfica,análise documental, observação de formações pedagógicas. Os resultados esperados incluíram uma melhor compreensão da implementação das políticas educacionais no contexto local. É importante destacar o caráter inovador das mudanças contemporâneas na Educação Básica e que muitas escolas têm enfrentado dificuldades para se adequar às novas exigências de formação docente, de currículo, de estrutura e de organização da escola. Assim, o projeto se situa numa temática atual que demanda pesquisas sobre o tema, sendo uma possibilidade de inovação e de impacto social significativa para o município, para o estado, mas também para o Brasil, já que experiências podem ser generalizadas em nível nacional. Para alcançar o objetivo geral, este projeto se desdobra em três objetivos específicos: a) analisar os documentos norteadores da política educacional curricular potiguar, especificamente os referenciais curriculares em todas as etapas da educação básica; b) avaliar como os referenciais curriculares se manifestam na política municipal de educação de Caraúbas, c) compreender como os professores e as professoras estão transformando o conteúdo das formações continuadas recebidas em saberes e práticas docentes, e por fim, d) avaliar a qualidade das formações ofertadas aos professores e professoras do município de caraúbas.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes