Sabedoria e Conhecimento em Educação: a promoção de modos de aprender e cuidar na experiência de professoras/es alfabetizadoras/es
Palavras-chave:
Educação, Saúde Mental, Artefatos em Multiformato, AlfabetizaçãoResumo
O presente trabalho de iniciação científica teve como objetivo estudar processos de
promoção do cuidado e da aprendizagem envolvidos na experiência de educadoras de
Mossoró RN que atuam em escolas e uma experiência situada em ambiente de cuidado na
saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência de Mossoró
RN. As ações de pesquisa em educação se deram por meio do Curso: Alfabetizando com
afeto, sabedoria e conhecimento envolvendo 13 alfabetizadoras. As ações de pesquisa na
saúde mental envolveram uma das educadoras participantes do curso e crianças e jovens
atendidos no Capsi. Os autores principais que apoiam as ações em educação e saúde
mental são: Jean Piaget (1973) e Emília Ferreiro (1984), que ajudaram na definição da
perspectiva construtivista que sustenta a experiência das alfabetizadoras; Nise da Silveira
(2015), para pensar o cuidado em saúde mental por meio de diferentes materiais, criação
em artes e tecnologias. Contamos, ainda, com os trabalhos que se destacam que são as
construções do Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação e o grupo
Multi Ufrgs que desenvolve livros em multiformato para ler aos pares. A experiência permitiu
a produção de amplo acervo contendo resultados de intervenções realizadas em ambientes
dirigidos ao cuidado e à aprendizagem. A metodologia empregada é qualitativa na forma da
pesquisa intervenção que situa os/as participantes como sujeitos da pesquisa juntamente
com os pesquisadores. Como resultados, publicamos artefatos construídos para a
aprendizagem da leitura e da escrita e/ou para o cuidado em saúde mental. Nesta
experiência, como estudante de iniciação científica, pude colaborar com a experiência que
resultou na dissertação de Nataly Suiany Santiago de Souza, estudante da pós graduação
da Ufersa. Pude aprender a metodologia da pesquisa com intervenção direta diante de
graves problemas que vivenciamos em nossa região dirigidos à aprendizagem na educação
básica e ao cuidado em saúde mental.