Sabedoria e Conhecimento em Educação: a promoção de modos de aprender e cuidar na experiência de professoras/es alfabetizadoras/es

Autores

Palavras-chave:

Educação, Saúde Mental, Artefatos em Multiformato, Alfabetização

Resumo

O presente trabalho de iniciação científica teve como objetivo estudar processos de
promoção do cuidado e da aprendizagem envolvidos na experiência de educadoras de
Mossoró RN que atuam em escolas e uma experiência situada em ambiente de cuidado na
saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência de Mossoró
RN. As ações de pesquisa em educação se deram por meio do Curso: Alfabetizando com
afeto, sabedoria e conhecimento envolvendo 13 alfabetizadoras. As ações de pesquisa na
saúde mental envolveram uma das educadoras participantes do curso e crianças e jovens
atendidos no Capsi. Os autores principais que apoiam as ações em educação e saúde
mental são: Jean Piaget (1973) e Emília Ferreiro (1984), que ajudaram na definição da
perspectiva construtivista que sustenta a experiência das alfabetizadoras; Nise da Silveira
(2015), para pensar o cuidado em saúde mental por meio de diferentes materiais, criação
em artes e tecnologias. Contamos, ainda, com os trabalhos que se destacam que são as
construções do Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação e o grupo
Multi Ufrgs que desenvolve livros em multiformato para ler aos pares. A experiência permitiu
a produção de amplo acervo contendo resultados de intervenções realizadas em ambientes
dirigidos ao cuidado e à aprendizagem. A metodologia empregada é qualitativa na forma da
pesquisa intervenção que situa os/as participantes como sujeitos da pesquisa juntamente
com os pesquisadores. Como resultados, publicamos artefatos construídos para a
aprendizagem da leitura e da escrita e/ou para o cuidado em saúde mental. Nesta
experiência, como estudante de iniciação científica, pude colaborar com a experiência que
resultou na dissertação de Nataly Suiany Santiago de Souza, estudante da pós graduação
da Ufersa. Pude aprender a metodologia da pesquisa com intervenção direta diante de
graves problemas que vivenciamos em nossa região dirigidos à aprendizagem na educação
básica e ao cuidado em saúde mental.

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Biografia do Autor

KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Pós Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho PT (2019), Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris França / EHESS (2006-2007). Dirigente do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias no CNPQ cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de conhecer e viver. Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Coordenadora do Programa que integra extensão, pesquisa e ensino - Oficinando em Rede de Mossoró: escrita, linguagens, artes e tecnologias promovendo cuidado e formação em educação e saúde mental. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA na gestão 2016-2017 e na gestão que se inicia em 2020.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes