Sabedoria e conhecimento em educação: acompanhando a experiência das ações afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições

Autores

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Pós-Graduação, PPGCTI UFERSA, Equidade

Resumo

A pesquisa intervenção que realizamos teve como objetivo acompanhar e cartografar a experiência de implementação da Política de Ações Afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Ufersa. O objetivo geral do meu trabalho como discente de iniciação científica foi acompanhar e estudar as ações afirmativas no contexto do Curso de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Ufersa. Também pudemos construir uma visão geral sobre a execução destas políticas no âmbito de um conjunto de universidades brasileiras, o que nos permitiu ampliar a compreensão sobre a complexidade destes processos na educação superior. Nesta primeira etapa da pesquisa priorizamos identificar o conjunto de ações relacionadas às ações afirmativas no contexto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com o foco para o percurso que permitiu implementar ações no PPGCTI da Ufersa. Os principais intercessores teóricos utilizados estiveram relacionados aos campos das políticas públicas em educação e contamos, ainda, com documentos jurídicos e legislações brasileiras e internacionais relacionadas aos movimentos da educação inclusiva. A metodologia é qualitativa, com o emprego de uma das pistas da cartografia proposta por Virgínia Kastrup: cartografar é acompanhar processos. Além disso, contou com a colaboração do Grupo de Pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias, dirigido pela Profa Karla Demoly no CNPQ, a professora visitante do PPGCTI, Fúlvia Spohr que contribui na análise documental dos textos jurídicos. Como principais resultados pudemos evidenciar um esforço de um coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos da universidade que, em conjunto com coletivos de organizações comunitárias de nossa região, vem buscando formas e caminhos para a efetivação de práticas inclusivas no âmbito da pós-graduação da Ufersa. A existência de uma resolução aprovada nos conselhos superiores da universidade configura importante indutor de políticas e ações no conjunto de programas da universidade. No caso do PPGCTI, a instauração das ações afirmativas se coloca como exigência da Câmara II Sociais, Culturas e Humanidades, onde está situado este programa de pós-graduação. Além disso, este PPG considera como premissas fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas a promoção efetiva de equidade, processos de inclusão educativa e o desenvolvimento de estudos que promovam melhorias em nossas comunidades. Caberá, na continuidade de execução do projeto de pesquisa em próxima etapa, desenvolver uma metodologia qualitativa para avaliar o nível de efetividade da política de ações afirmativas na pós graduação, processo iniciado por meio de instrumentos de autoavaliação que contribuímos para instaurar no PPGCTI da Ufersa, envolvendo estudantes, docentes, técnicos administrativos e a comunidade externa. Investigar a avaliação da efetividade na implementação de ações que interagem com as diretrizes propostas pela universidade para a promoção da equidade torna-se importante e fortalece a pesquisa e as práticas em educação no contexto da Ufersa.

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Biografia do Autor

Karla Rosane do Amaral Demoly, UFERSA

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Coordenadora do Programa que integra pesquisa e extensão Oficinando em Rede de Mossoró: linguagens, artes e tecnologias na promoção da aprendizagem e do cuidado em educação e em saúde mental. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA. O percurso de formação acadêmica compreende a Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) sob orientação da Prof Dr Cleci Maraschin e doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris França / EHESS (2006-2007). Os projetos atuais se organizam em torno dos seguintes temas: atos de escrita e exercício de autoria; tecnologias, educação e saúde mental, efetividade de políticas públicas em educação. Dirigente do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias no CNPQ cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de conhecer e viver. Integrante de redes de pesquisa, como a Equipe do Laboratoire Anthropologie de lÉcriture dirigida pela Dra. Béatrice Fraenkel na École des Hautes Études en Sciences Sociales que se dedica na configuração do campo de estudos das práticas de escrita em contextos diversos; do Grupo de Pesquisa GAIA - Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas UFERSA, dirigido pela Prof Dr Nize Maria Campos Pellanda; do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Ecologias e Políticas Cognitivas UFRGS, Linha de Pesquisa Oficinando em Rede, dirigido pela Prof Dr Cleci Maraschin e do Grupo de Pesquisa Engenharia de Software UFERSA, Linha de Pesquisa Informática na Saúde (eHealth), dirigido pelo Prof. Dr. Francisco Milton Mendes Neto.

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Publicado

07-01-2025

Edição

Seção

Núcleo 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes