Sabedoria e conhecimento em educação: acompanhando a experiência das ações afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições
Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Pós-Graduação, PPGCTI UFERSA, EquidadeResumo
A pesquisa intervenção que realizamos teve como objetivo acompanhar e cartografar a experiência de implementação da Política de Ações Afirmativas no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Ufersa. O objetivo geral do meu trabalho como discente de iniciação científica foi acompanhar e estudar as ações afirmativas no contexto do Curso de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Ufersa. Também pudemos construir uma visão geral sobre a execução destas políticas no âmbito de um conjunto de universidades brasileiras, o que nos permitiu ampliar a compreensão sobre a complexidade destes processos na educação superior. Nesta primeira etapa da pesquisa priorizamos identificar o conjunto de ações relacionadas às ações afirmativas no contexto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com o foco para o percurso que permitiu implementar ações no PPGCTI da Ufersa. Os principais intercessores teóricos utilizados estiveram relacionados aos campos das políticas públicas em educação e contamos, ainda, com documentos jurídicos e legislações brasileiras e internacionais relacionadas aos movimentos da educação inclusiva. A metodologia é qualitativa, com o emprego de uma das pistas da cartografia proposta por Virgínia Kastrup: cartografar é acompanhar processos. Além disso, contou com a colaboração do Grupo de Pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias, dirigido pela Profa Karla Demoly no CNPQ, a professora visitante do PPGCTI, Fúlvia Spohr que contribui na análise documental dos textos jurídicos. Como principais resultados pudemos evidenciar um esforço de um coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos da universidade que, em conjunto com coletivos de organizações comunitárias de nossa região, vem buscando formas e caminhos para a efetivação de práticas inclusivas no âmbito da pós-graduação da Ufersa. A existência de uma resolução aprovada nos conselhos superiores da universidade configura importante indutor de políticas e ações no conjunto de programas da universidade. No caso do PPGCTI, a instauração das ações afirmativas se coloca como exigência da Câmara II Sociais, Culturas e Humanidades, onde está situado este programa de pós-graduação. Além disso, este PPG considera como premissas fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas a promoção efetiva de equidade, processos de inclusão educativa e o desenvolvimento de estudos que promovam melhorias em nossas comunidades. Caberá, na continuidade de execução do projeto de pesquisa em próxima etapa, desenvolver uma metodologia qualitativa para avaliar o nível de efetividade da política de ações afirmativas na pós graduação, processo iniciado por meio de instrumentos de autoavaliação que contribuímos para instaurar no PPGCTI da Ufersa, envolvendo estudantes, docentes, técnicos administrativos e a comunidade externa. Investigar a avaliação da efetividade na implementação de ações que interagem com as diretrizes propostas pela universidade para a promoção da equidade torna-se importante e fortalece a pesquisa e as práticas em educação no contexto da Ufersa.