Do apartheid ao estalo: disputas ideológicas na educação jurídica
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2675-8423.v1i1a9722.2020Keywords:
Direito; Educação Jurídica; IdeologiaAbstract
Sintetizo aqui as ideias apresentadas no debate “Os desafios e as perspectivas do ensino jurídico no semiárido brasileiro”, em 11 de agosto de 2020, a convite da equipe da Revista Estudantil Manus Iuris (REMI) devido ao lançamento da mesma. O objetivo volta-se à articulação de três aspectos do debate; a) as relações entre direito e ideologia; b) uma caracterização da ideologia do positivismo jurídico; e c) as possibilidades de enfrentamento ideológico na educação jurídica. O solo teórico da discussão apresenta-se em diálogo com certas formulações da tradição crítica ao direito a partir de categorias da tradição marxista.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao enviarem seus artigos, os autores e/ou as autoras concordam com os seguintes termos:
1. Cede-se à Revista Estudantil Manus Iuris, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais;
2. Confere-se à Revista Estudantil Manus Iuris os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF;
3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à Revista Estudantil Manus Iuris como meio de publicação original;
4. Os autores e/ou as autoras são responsáveis pelo conteúdo, bem como pelas opiniões, constante de seus textos;
5. Ao ser publicada, a obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.