Desenvolvimentos recentes na proteção interamericana dos migrantes: um estudo à luz dos casos Roche Azaña y otros vs. Nicaragua e Habbal y otros vs. Argentina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p186-207.2023

Abstract

A presente pesquisa trata do desenvolvimento de standards migratórios dentro do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos (SIPDH). Nesse contexto, partiu-se da seguinte problemática: a partir do Caso Roche Azaña y Otros vs. Nicaragua e do Caso Habbal y Otros vs. Argentina, o SIPDH tem avançado ou retroagido quanto a proteção dos direitos das pessoas migrantes? Parte-se da hipótese que o SIPDH tem avançado para resguardar os direitos das pessoas migrantes por reforçar o direito das vítimas de acessarem a justiça e serem ouvidas no processo penal e por reiterar a aplicação das garantias mínimas da Convenção Americana sobre Direitos Humanos nos processos de caráter sancionatório relativos ao status migratório. O objetivo geral consiste em identificar a evolução de standards migratórios no SIPDH. Para tal, foi necessário compreender o surgimento do SIPDH e das suas garantias para migrantes, analisar os standards interamericanos migratórios, discorrer sobre o Caso Roche Azaña y Otros vs. Nicaragua e o Caso Habbal y Otros vs. Argentina e Cotejar com os standards migratórios já consolidados com os identificados nos referidos casos. O estudo tem natureza aplicada e qualitativa, pautando-se pelo método de abordagem dedutivo através das técnicas de procedimento de pesquisa bibliográfica e documental.

Palavras-chave: Standards; Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos; Mobilidade internacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Thiago Oliveira Moreira, Federal University of Rio Grande do Norte

    Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ex-Professor da UERN (2004/2006). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado no Departamento de Direito Privado, bem como credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRN-Mestrado em Direito). Ex-Coordenador do Curso de Direito - UFRN/CERES (2009). Mestre em Direito pelo PPGD/UFRN e pela Universidade do País Basco - UPV/EHU (Espanha). Doutor em Direito pela Universidade do País Basco (UPV/EHU). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal), com Estância de Investigação na Universidad Externado de Colombia. Pós-doutorando pela Universidad Externado de Colombia. Pesquisador na área de Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Constitucional Internacional e Direito das Migrações. Membro do Conselho Nacional da Academia Brasileira de Direito Internacional e do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Direito Internacional dos Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Chefe do Departamento de Direito Privado da UFRN (2020-2022). Vice-coordenador do PPGD/UFRN (2021-2022). Coordenador do PPGD/UFRN (2022...). Professor Visitante na Universidade Lusófona do Porto, Portugal (2022). Integrante do Observatório de Direito Internacional do Rio Grande do Norte (OBDI). Membro da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões, deliberações e recomendações do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos da Justiça Federal da 5º Região.

Published

2023-07-11

Issue

Section

FLUXO CONTÍNUO

How to Cite

Desenvolvimentos recentes na proteção interamericana dos migrantes: um estudo à luz dos casos Roche Azaña y otros vs. Nicaragua e Habbal y otros vs. Argentina. UFERSA’s Law Review, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 186–207, 2023. DOI: 10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p186-207.2023. Disponível em: https://revistacaatinga.com.br/index.php/rejur/article/view/11965. Acesso em: 26 aug. 2025.

Most read articles by the same author(s)