Desafios e perspectivas da inclusão das pessoas com deficiência visual em cursos profissionalizantes no município de Mossoró
Palavras-chave:
Inclusão, Direitos, Deficiência Visual, Profissionalizante.Resumo
O debate acerca da inclusão tem contribuído para sensibilizar e alertar a sociedade quanto à garantia dos direitos à educação, à saúde, a informação, dentre outros, de pessoas com deficiência. O presente trabalho tem como principal objetivo identificar os desafios e as perspectivas da inclusão de pessoas com deficiência visual na rede pública de ensino profissionalizante na cidade de Mossoró (RN). Analisara-se a realidade do munícipio por meio de abordagens qualitativa e quantitativa. Baseado nos resultados e nas observações percebera-se da necessidade de alertar, aliado às pessoas com deficiência visual (PDV’s) e a sociedade, sobre as potencialidades humanas, como também uma mobilidade urbana eficiente, metodologia inclusiva nas escolas, treinamentos dos docentes e adequação das metodologias de ensino e tecnologias assistivas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ana Paula. Braille. S.D. Disponível em <http://www.infoescola.com/portugues/braile/>. Acesso em: 01 de maio 2015.
Hospital Oftalmológico Visão Laser. Cegueira. S.D. Disponível em <http://www.visaolaser.com.br/saude-ocular/doencas-oculares/cegueira/>. Acesso em 02 de maio de 2015.
IBDD, Instituto Brasileiro dos Direitos da pessoa com Deficiência. Direitos Básicos – Educação. S/D. Disponível em < http://www.ibdd.org.br/direitos-basicos-educacao.asp?t= >. Acesso em: 01 de maio de 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=240800&idtema=92&sear ch=rio-grande-do-norte|mossoro|censo-demografico-2010:-resultados-da-amostra-pessoas-com-deficiencia--> Acesso em:
QUEIROZ, Marco Antônio. Navegação via teclado e leitores de tela. 2008. Disponível em <http://www.acessibilidadelegal.com/33-leitores.php>. Acesso em: 27 de abril de 2015.
SAC. Sociedade de Assistência aos Cegos. O Sistema Braille. S/D. Disponível em: <http://www.sac.org.br/APR_BR2.htm>. Acesso em: 07 de julho de 2015.
SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA editora, 1999.
SCUARCIALUPI, Lu. Como funciona o Ensino Profissionalizante? . 2008. Disponível em < http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ensino-profissionalizante-398895.shtml >. Acesso em 12 de maio de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).