Computação desplugada no desenvolvimento do pensamento computacional: um relato da experiência da aplicação de minicursos com alunos da região do semiárido
Abstract
Computação desplugada é a metodologia para ensinar fundamentos da Computação sem o uso de computadores. Essa metodologia vem se mostrando eficaz para facilitar o ensino de programação e pensamento computacional, já que se utiliza da ludicidade, como jogos de lógica, para apresentar conceitos comumente difíceis de abstrair. Neste artigo é apresentado um relato da experiência de aplicação de minicursos da computação desplugada por meio de jogos de raciocínio lógico para ingressantes de universidades da região do semiárido. Para avaliação do minicurso foram aplicados questionário. Os resultados mostraram que 100% dos participantes afirmaram que o mini curso despertou o interesse dos mesmos para a aprendizagem do pensamento computacional.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2022-03-21
Come citare
Duarte, M. F. C., Oliveira, P. J. C. de, & Silva, V. M. L. . (2022). Computação desplugada no desenvolvimento do pensamento computacional: um relato da experiência da aplicação de minicursos com alunos da região do semiárido. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 2(5). Recuperato da https://revistacaatinga.com.br/ecop/article/view/11173
Fascicolo
Sezione
Artigos