ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO INFLUENCIADOS POR SISTEMAS DE MANEJO
Keywords:
Fertilidade do solo, sistema convencional, integração lavoura-pecuária, cultivo mínimo, plantio diretoAbstract
Os diferentes sistemas de preparo provocam alterações nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, podendo requerer modificações no manejo e nas recomendações de adubação e calagem. Este trabalho avaliou os efeitos de sistemas de preparo sobre as propriedades químicas de um Latossolo Amarelo Coeso Distrófico, cultivado com soja em sistema solteiro e consorciado com a Brachiaria decumbens. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas durante cinco anos consecutivos, cujos tratamentos utilizados foram: preparo convencional do solo, cultivo mínimo e plantio direto. Os sistemas de preparo do solo não exerceram influência sobre o pH nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-30 cm. As variáveis pH, MO, K, Ca + Mg e V% apresentam redução significativo de suas médias em função do aumento da profundidade de amostragem. O consórcio soja vs. B. decumbens proporciona aumentos significativos nos teores de potássio nas camadas de 0-10, 10-20 e 20-30 cm.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).