EFEITO DA SALINIDADE E ADUBOS ORGÂNICOS NO DESENVOLVIMENTO DA RÚCULA
Keywords:
Eruca sativa., adubação orgânica, irrigação, estresse salinoAbstract
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da rúcula adubada com diferentes adubos orgânicos e irrigada com água de diferentes níveis de salinidade. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizados num esquema fatorial 5 x 4, resultando em 20 tratamentos com 3 repetições, sendo a unidade experimental representada por uma planta/vaso. O primeiro fator foi composto por 5 níveis de salinidade da água de irrigação e o segundo por 4 diferentes composições do substrato (S1 – Solo, S2 – Solo + Esterco bovino (3:1), S3 – Solo + Esterco ovino/caprino (3:1) e S4 – Solo + Húmus de minhoca (3:1)). Foram avaliados o número de folhas, área foliar e matéria seca da parte aérea. O número de folhas, área foliar e matéria seca da parte aérea foram reduzidas com incremento da salinidade da água de irrigação. As fontes de adubo orgânico estudadas influenciaram significativamente na resposta da rúcula a salinidade, sendo uma alternativa para o cultivo desta hortaliça sob condição salina. O esterco bovino apresentou o melhor desempenho no desenvolvimento das plantas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).