VISÃO DE COMUNIDADES RURAIS EM JUAZEIRINHO/PB REFERENTE À EXTINÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA CAATINGA
Keywords:
Biodiversidade, Ser humano e Percepção AmbientalAbstract
O atual modelo de desenvolvimento econômico é fundamentado numa visão predatória e excludente, que revela um modo de ser desumano. Implicando em mudanças de percepção, pensamentos e valores, haja vista, que a forma como a natureza é explorada varia de acordo com a percepção ambiental da comunidade ou grupo. Este trabalho objetivou analisar a percepção de comunidades rurais de Juazeirinho/PB referente a biodiversidade da caatinga, visando delinear estratégias de sensibilização que possibilitem a valorização desse bioma. O trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com as comunidades Escurinha e Mendonça, as mesmas localizadas no município de Juazeirinho/PB. Para a coleta de dados foi utilizada observação direta, com visitas às comunidades, dinâmica do sol, entrevista semi-estruturada e realização de encontros. Segundo a comunidade algumas espécies vegetais e animais estão desaparecendo. Entre os animais são citados: corduniz (Nothura sp), gato do mato (Felisa tigrina), gato maracajá (Felis wildi), mocó (Kerodon rupestris), preá (Gálea sprixii), Tejo (Família Teiidae), tatu peba (Euphractus sexcinctus), tatu verdadeiro (Dasypus novmcinctus) e o guaxinim (Procyon camcrivorus). Entre os vegetais foram citados: Aveloz (Euphorbia gimnoclada), Imbuzeiro (Spondias tuberosa), Aroeira (Myracroduom unrudeuva), Caatingueira (Caesalpinia pyramidali), Baraúna (Schnopsis brasiliensis), Quixabeira (Bumelia sertorum), Mufumbo (Combretum leprosum). Podemos verificar que é necessário promover mudanças na percepção ambiental das comunidades estudadas, permitindo assim, despertar para problemática ambiental, apontar e buscar soluções, que levem a valorização da biodiversidade local. Visto que, a percepção ambiental é quem direciona a ação da comunidade, provocando diversos problemas ambientais, nos fazendo crer que vivenciamos atualmente, uma crise eminentemente de percepçãoDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).