DISTRIBUIÇÃO DOS FRUTOS NO CAJUEIRO-ANÃO-PRECOCE - II. CLONE CCP-076
Keywords:
Anacardium occidentale, ramificação, inflorescência, caju, castanhaAbstract
O trabalho foi realizado com o objetivo de se determinar, numa planta do clone CCP-076 do cajueiro-anãoprecoce, as seguintes características: número de ramificações a partir do caule para produção das panículas (NR), números e pesos de pedúnculos (NP e PP) e frutos (NF e PF) por panícula, e evolução da produção de pedúnculos e frutos durante a safra. Uma planta do pomar da Fazenda Experimental Rafael Fernandes, localizada em Mossoró-RN, foi escolhida ao acaso, no ano de 1995. A planta, à época do início do estudo, tinha idade de 7 anos e 4 meses. Os três ramos em que se dividiu o caule foram identificados pelos números 1, 2 e 3, respectivamente. NR variou de 4 a 16 (ramo 1), de 5 a 16 (ramo 2) e de 5 a 17 (ramo 3). NP e NF variaram de 1 a 5 (ramos 1 e 2) e de 1 a 3 (ramo 3). PP variou de 13 a 565g (ramo 1), de 38 a 435g (ramo 2) e de 25 a 275g (ramo 3). PF variou de 3 a 47g (ramo 1), de 6 a 44g (ramo 2) e de 5 a 24g (ramo 3). A planta produziu 581 pedúnculos e frutos, que pesaram 49,0 e 4,7kg, respectivamente. As contribuições dos ramos 1, 2 e 3 para o peso de frutos foram de 33, 43 e 24%, respectivamente. O período de produção abrangeu de agosto/1995 a fevereiro/1996. As maiores produções de pedúnculos e frutos ocorreram no meses de setembro, outubro e dezembro (69% dos pesos totais de pedúnculos e frutos).Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).