ADUBAÇÃO MOLÍBDICA NA CULTURA DO FEIJÃO NOS SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL
Keywords:
Phaseolus vulgaris. Molibdênio, Nutrição mineral, Preparo de solo.Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses de molibdênio na cultura do feijão nos sistemas de plantio direto e convencional. Foram conduzidos dois experimentos em campo: um no período de inverno-primavera (época de inverno), com semeadura em julho de 2006; e o outro no período de verão-outono (época da seca), sendo a semeadura realizada em março de 2007. O estudo foi conduzido na Estação Experimental da Universidade Federal de Viçosa, no município de Coimbra, MG. Os experimentos foram conduzidos no delineamento de blocos ao acaso, com quatro de repetições, no esquema de parcela subdivididas. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de manejo (plantio direto e preparo convencional) e as subparcelas pelas doses de Mo (0, 40, 80, 160, 320 g ha-1). Avaliou-se o número de grãos por vagem, o número de vagens por m2, a massa de 100 grãos, a produtividade de grãos, o estande final e os teores foliares de N e Mo. O número de vagens por m2 e a produtividade dos grãos aumentou em resposta a aplicação foliar de Mo. A produtividade de grãos no sistema de plantio direto foi maior que no preparo convencional. Os teores de Mo nas folhas do feijoeiro aumentaram em resposta à sua aplicação. Os teores de foliares de N do feijoeiro aumentaram em resposta à aplicação foliar de Mo, em ambos os sistemas de plantio.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).