SELEÇÃO DE ESPÉCIES DE Trichogramma sp. EM OVOS DA TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, Plutella xylostella
Keywords:
Plutella xylostella. Repolho. Seleção de parasitóide. Controle biológicoAbstract
Espécies de Trichogramma são encontradas naturalmente parasitando ovos de diversas espécies de lepidópteros. Entretanto, existem entre as espécies deste preferências para diferentes hospedeiros. Sendo assim, para se obter sucesso em programa de controle biológico com a utilização de Trichogramma, tornam-se necessários estudos em relação às espécies mais relacionadas com a praga-alvo do controle. Quatro espécies de Trichogramma foram investigadas: Trichogramma acacioi Brun, Moraes & Soares, Trichogramma atopovirilia Oatman & Planter, Trichogramma exiguum Pinto & Planter e Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Utilizaram-se três métodos de avaliação: parasitismo no período de 24 h, parasitismo diário durante a fase adulta e tabela de vida de fertilidade referente à praga Plutella xylostella Linnaeus (Lepidoptera: Plutellidae). Para o parasitismo no período de 24 h e parasitismo diário durante a fase adulta, T. pretiosum foi a espécie selecionada. Entretanto, para a tabela de vida de fertilidade, observou-se melhor desempenho de T. atopovirilia. Os resultados demonstraram que T. pretiosum foi à espécie que melhor se desenvolveu no conjunto dos parâmetros avaliados nos três sistemas de seleção. O parasitismo no período de 24 h foi o método mais eficiente na seleção das espécies envolvidas, pois demandou menor tempo para a obtenção dos resultados, porém com limitações quando comparado ao parasitismo diário na fase adulta e tabela de vida de fertilidade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).