PROLAPSO DA GLÂNDULA DA TERCEIRA PÁLPEBRA EM CÃO – RELATO DE CASO

Autores/as

  • Ivan Felismino Charas Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.UNESP:Botucatu. Universidade Eduardo Mondlne. Faculdade de Veterinária. Maputo. Moçambique
  • José Manuel Mota Cardoso Universidade Eduardo Mondlne. Faculdade de Veterinária. Maputo. Moçambique
  • Maíra Duarte Del Poente Veterinária Autônoma
  • Letícia Fernanda da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.UNESP:Botucatu.
  • Natália Caroline Nalesso de Castro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.UNESP:Botucatu.

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.4.2958

Resumen

Fazem-se necessárias atualizações na literatura a respeito do prolapso da glândula da terceira pálpebra, no que diz respeito ao seu tratamento, devido à existência de diferentes técnicas cirúrgicas para sua resolução, com vantagens e desvantagens. O trabalho relata o tratamento cirúrgico, utilizando a técnica de Moore, do prolapso da glândula da terceira pálpebra bilateral, em uma cadela com entrópio bilateral, seis meses de idade e da raça Shar-Pei, atendida no Hospital Veterinário Escola, Moçambique. A técnica de Moore apresentou um bom resultado, e em casos de presença de entrópio bilateral podem ser realizadas ambas as cirurgias no mesmo dia, desde que o entrópio não seja do tipo espástico. O procedimento cirúrgico usando a técnica de Moore continua sendo a técnica cirúrgica de fácil aprendizado, mais simples de se realizar e não afetou a mobilidade da terceira pálpebra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivan Felismino Charas Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.UNESP:Botucatu. Universidade Eduardo Mondlne. Faculdade de Veterinária. Maputo. Moçambique

Departamento de Cirurgia

José Manuel Mota Cardoso, Universidade Eduardo Mondlne. Faculdade de Veterinária. Maputo. Moçambique

Departamento de Cirurgia

Letícia Fernanda da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.UNESP:Botucatu.

Aluna de graduação

Natália Caroline Nalesso de Castro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.UNESP:Botucatu.

Aluna de graduação

Publicado

2013-03-04

Número

Sección

Clinical Reports / Casos Clínicos

Artículos más leídos del mismo autor/a