ESTUDO RETROSPECTIVO DO OTOHEMATOMA EM CÃES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIOS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO

Autores/as

  • Luanna Soares de Melo Evangelista Universidade Federal do Piauí
  • Yndyra Nayan Teixeira Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Marlon Araújo Castelo Branco Universidade Federal do Piauí
  • Rallyson Ramon Fernando Barbosa Lopes Universidade Federal do Piauí
  • João Amorim Neto Universidade Federal do Piauí
  • Ana Maria Quessada Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.1.2685

Resumen

O otohematoma canino é um caso clínico comum na rotina da clínica médica de pequenos animais. Os principais fatores predisponentes correspondem a raça, sexo, idade, anatomia do pavilhão auricular e presença de outras afecções concomitantes. O presente trabalho objetivou a caracterização epidemiológica do hematoma auricular na espécie canina. Realizou-se um estudo retrospectivo utilizando os dados recolhidos das fichas clínicas de 55 cães com otohematoma, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí, no período compreendido entre janeiro de 2007 a dezembro de 2008. O sexo masculino foi o mais acometido, com 62% dos casos. A faixa etária de maior representação variou de 7 a 8 anos de idade (29%). Os animais Sem Raça Definida possuíram destaque em relação à frequência de otoematoma (41%), seguindo-se dos indivíduos da raça Pastor Alemão (34%) e Fila Brasileiro (5%). A maioria dos pacientes apresentou um peso corporal superior a 20 Kg (71%). Os resultados obtidos sugeriram que o hematoma auricular canino apresentou alguns fatores de risco, como a idade adulta e o porte elevado do animal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luanna Soares de Melo Evangelista, Universidade Federal do Piauí

Médica Veterinária, Doutoranda em Ciência Animal, Área de Sanidade e Reprodução Animal, Laboratório de Biotecnologia da ReproduçãoAnimal, Universidade Federal do Piauí.

Yndyra Nayan Teixeira Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Médica Veterinária, Mestranda em Ciência Animal, Área de Sanidade e Reprodução Animal, Laboratório de Biotecnologia da ReproduçãoAnimal, Universidade Federal do Piauí.

Marlon Araújo Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí

Médico Veterinário, Doutorando em Biotecnologia - RENORBIO, Laboratório de Biotecnologia da ReproduçãoAnimal, Universidade Federal do Piauí.

Rallyson Ramon Fernando Barbosa Lopes, Universidade Federal do Piauí

Médico Veterinário, Residente na Área de Clínica e Cirurgia Veterinária, Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí.

João Amorim Neto, Universidade Federal do Piauí

Médico Veterinário, Residente na Área de Clínica e Cirurgia Veterinária, Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí.

Ana Maria Quessada, Universidade Federal do Piauí

Professora Drª. Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Universidade Federal do Piauí.

Publicado

2012-09-14

Número

Sección

Original Articles / Artigos de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a