A ATUALIDADE DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO NORTE-RIOGRANDENSE
Resumo
“Algo se move”, pode ser a máxima da constatação das ações empreendidas em Angicos/RN, a partir da instalação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos, no sentido de reconstituir a importância da experiência pioneira do educador Paulo Freire, em 1963, conhecida como as “40 horas de Angicos”. Dentre as ações, destaca-se a construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação, que consiste em um empenho e comprometimento da Universidade no tocante à responsabilidade social, à preservação da memória histórica, de fomento à cultura e de melhoria dos indicadores sociais da região do Semiárido Brasileiro (SAB). Neste artigo delinearemos acerca das ações empreendidas pela UFERSA (Memorial Paulo Freire e realizações de eventos) e de outras que estão em processo de construção (participação na elaboração dos planos estadual e municipal de alfabetização e comemorações dos 50 Anos das 40 Horas). São ações que constituem um amplo projeto que busca construir o senso de identificação e pertença dos angicanos e dos norte-riograndenses com o maior projeto de alfabetização e de politização de adultos com vistas à construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Palavras-chave: Paulo Freire. 40 Horas de Angicos. Alfabetização de Adultos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 01 nov. 2012.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DE ADULTOS (CONFITEA). Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI; UNESCO, 1999. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129773porb.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2012.
CRUZ, Priscila; MONTEIRO, Luciano (Org.). Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012. São Paulo: Moderna, 2012.
CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O Golpe na educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: primeiros tempos. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao- MII/3SF/Primeiros_tempos.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2012.
FENANDES, Calazans; TERRA, Antonia. 40 horas de esperança. São Paulo: Ática, 1994.
FERRARI, Alceu. Igreja e desenvolvimento: o movimento de Natal. Natal: Fundação José Augusto, 1968.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GERMANO, José Willington. Lendo e aprendendo: a Campanha de Pé no Chão. 2. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
______. Estado Militar e Educação no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Relatório do Programa RN Alfabetizado: 2012. Natal, RN: [s.n.], 2012.
RIBEIRO, Ricardo Alaggio. Aliança para o progresso e as relações Brasil-Estados Unidos. 2006. 375 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.