https://revistacaatinga.com.br/rigirn/issue/feedRevista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte2021-09-24T19:45:21-03:00Ricardo Antônio Faustino da Silva Brazgeogebra.institute.rn@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista do Instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte tem por meta publicar artigos de pesquisadores desde especialistas a doutores, conforme as modalidades Xique-Xique e Mandacarú.</p> <p>Na modalidade Xique-Xique recebemos propostas para serem publcadas na Revista, artigos escritos por especialistas e mestres.</p> <p>No caso da Modalidade Mandacarú revervamos para as publicações de artigos elaboradas por Doutores em suas pesquisas.</p> <p>Nossa Revista proporcina duas oportunidades de publicações por ano, sendo o primeiro período de submissão de Janeiro a maio, que terá a piblicação em julho do mesmo ano. E ainda, o período da segunda oportunidade de submissão de junho a novembro, que terá a publicação no volume de Janeiro do ano seguinte em nossa revista.</p> <p>Atenciosamente,</p> <p>Prof. Dr Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz. </p>https://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10725Edição Completa2021-07-23T17:33:30-03:00Ricardo Antonio Faustino da Silva Brazricardobraz@ufersa.edu.br2021-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/5653RESOLUÇÃO NUMÉRICA DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS UTILIZANDO O GEOGEBRA2021-09-23T21:03:05-03:00Maria Rejane Correia Ramosrejane.ramoserem12@gmail.comNatanailza Martins Alvesnatanailza@hotmail.comRaul Renner Martins de Sáraulrennerm@gmail.com<p>Abordaremos uma construção alternativa para o conceito de derivada de uma função através de um modelo bastante simples aplicado a dois exemplos distintos cuja resolução numérica é feita usando o Método dos Mínimos Quadrados e análise gráfica é representada pelo Geogebra.<strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Derivada de uma função; Método dos Mínimos Quadrados e Geogebra.</p>2021-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10723PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA2021-07-23T17:33:31-03:00Miquéias Rodrigues Barbosamiqueiasrbarbosa42@gmail.comKézia Cristiane de Mendonça Pereirakeziacrist.m.p@gmail.comLuciano Xavier Gomes da Nóbregaluciano.nobrega@ifrn.edu.brRicardo Antônio Faustino da Silva Brazricardobraz@ufersa.edu.br<p>Neste artigo, foram analisados os resultados oriundos de uma aula inédita, onde foi utilizado o software GeoGebra como recurso tecnológico e cuja utilização teve o propósito de auxiliar na construção de conceitos matemáticos. A referida aula ocorreu em uma escola estadual no município de Natal/RN em uma turma da 2ª série do ensino médio composta por 24 alunos. A aula inédita foi desenvolvida a partir de uma sequência didática investigativa. Os assuntos abordados nessa aula foram relações trigonométricas: seno, cosseno e tangente. Esse tema se apresenta como conteúdo matemático bastante útil na resolução de problemas do cotidiano e no exercício de algumas atividades profissionais. A escolha pelo software GeoGebra se deu pelo fato de que ele permite construções precisas e adequadas ao conteúdo de trigonometria. Os dados observados, indicam melhoria na participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas, justificando assim, o uso de tecnologias digitais no Ensino da Matemática.</p>2021-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10561GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL NA PERSPECTIVA DA AÇÃO MEDIADA2021-09-24T14:46:31-03:00Rodrigo Dantas de Lucasrodrigodantas@ifsp.edu.brAguinaldo Robinson de Souzaaguinaldo.robinson@unesp.brEmília de Mendonça Rosa Marquesemilia.marques@unesp.brArianne Vellasco Gomesarianne.vellasco@ufu.br<p>Neste artigo apresentamos um trabalho desenvolvido com licenciandos calouros em Matemática, no qual, buscou-se a produção de significados através do desenvolvimento de uma sequência didática proposta utilizando o software GeoGebra, visando a análise do nível de domínio e de apropriação dos conceitos de funções polinomiais de uma variável real. A análise dos dados coletados está fundamentada na teoria da ação mediada de James Wertsch, a qual tem como foco o estudo sociocultural da mente e a memória coletiva sobre os aspectos históricos mediados pelas ferramentas culturais concernentes às instituições formais de ensino. O público alvo consistiu em nove (9) estudantes, sendo cinco (5) do sexo masculino e quatro (4) do sexo feminino, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista - UNESP, em Bauru, São Paulo, Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo, pode ser caracterizada como um estudo de caso, visto que envolveu a busca por significados atribuídos aos sujeitos da pesquisa relativos às suas vivências e experiências pessoais. As atividades desenvolvidas com o software de geometria dinâmica e as reflexões solicitadas na sequência didática contribuíram para a experimentação, a criação de estratégias, a produção de conjecturas, a argumentação qualitativa e a dedução de propriedades matemáticas relativas aos conteúdos destas funções de uma variável real. Os licenciandos com maior base teórica em Matemática foram capazes de explorar os recursos computacionais com maior destreza, acuidade e precisão, conseguindo assim, maior aprofundamento nos conteúdos por eles explorados. Esses alunos apresentaram, ainda, um detalhamento com bom nível de rigor matemático em suas explicações sobre os conteúdos abordados, cometendo poucos erros de notação simbólica.</p>2021-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10590REPRESENTAÇÕES E RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES 2 x 2 COM INSTRUMENTOS MANUAIS E COM O SOFTWARE GEOGEBRA2021-09-24T14:47:10-03:00Kézia Cristiane de Mendonça Pereirakeziacrist.m.p@gmail.comMiquéias Rodrigues Barbosamiqueiasrbarbosa42@gmail.comEmanuel Gomes Lourençoemanuel.lourenco@ifrn.edu.brRicardo Antônio Faustino da Silva Brazricardobraz@ufersa.edu.br<h2>O presente artigo discorre sobre o desenvolvimento de uma aula inédita ocorrida em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. A aula abordou o conteúdo de resolução de sistemas lineares do tipo 2 x 2 e objetivou, fundamentada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval, proporcionar aos estudantes o conhecimento da representação geométrica das equações lineares com duas incógnitas e a determinação da solução de um sistema 2 x 2, sem a necessidade da realização dos tradicionais cálculos algébricos. Além disso, durante a realização da aula, utilizou-se o aplicativo GeoGebra para smartfones para dar suporte aos estudantes na correção das atividades desenvolvidas. Como resultados, observou-se que, a realização da aula proporcionou aos estudantes envolvidos a oportunidade de conhecer e utilizar outros registros para representar e resolver sistemas lineares 2 x 2.</h2>2021-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10711O GeoGebra e a Teoria das Situações Didáticas(TSD): Uma possibilidade para o ensino de curvas polares2021-09-24T19:45:21-03:00Maria Lidianny da Silva Mouralidiannymoura12081995@gmail.comMarcus Bessa de Menezesmarcusbessa@gmail.com<p><span class="fontstyle0">Ensinar conceitos matemáticos de forma a “alcançar” os alunos é uma das atribuições destinadas aos professores. Abordar conceitos, como Curvas Polares, com uma ferramenta adequada é o desafio que docentes enfrentam. Isso posto, o GeoGebra e a TSD se apresentam como possibilidades para o ensino desses conteúdos matemáticos. Com isso, o objetivo desse trabalho é apresentar a descrição de uma Sequência Didática que aborde Curvas Polares, utilizando como suporte a TSD e o GeoGebra para o ensino e aprendizagem desse conceito. Para isso, a pesquisa se apresenta como qualitativa e buscou-se para embasar este trabalho, materiais em artigos de periódicos, dissertações, teses e livros que abordassem essa temática. Contudo, foi possível descrever uma Sequência Didática voltada a discutir sobre a exploração de conceitos de Cálculo II, como Curvas Polares com arrimo na TSD e GeoGebra.</span> </p>2021-09-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10702ÁREAS DAS SUPERFÍCIES E VOLUMES DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D.pdf2021-09-24T14:38:15-03:00Josenildo da Cunha Limajosenildocunhalima@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é um relato de experiência de um projeto desenvolvido com alunos de turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira localizada no município de Areia, Paraíba. O projeto teve duração de um bimestre, no ano de 2020, no qual além das aulas remotas para formação dos conceitos de área das superfícies e volume dos sólidos geométricos foram propostas atividades com o passo a passo para a criação, com o uso de </span><em><span style="font-weight: 400;">smartphones</span></em><span style="font-weight: 400;">, no aplicativo GeoGebra, de arquivos do tipo .ggb para o cálculo dessas áreas superficiais de volumes de alguns sólidos em determinados intervalos de dimensões. Tal aplicação metodológica teve como ponto de destaque o fato de oportunizar ao estudante o protagonismo na sua aprendizagem, com o professor atuando apenas no seu real papel de criador, incentivador e orientador nestas atividades em prol do alcance dos objetivos propostos. De modo geral, observou-se uma maior dedicação dos estudantes nestas atividades tendo em vista a dinamicidade do processo de ensino na busca duma aprendizagem significativa.</span></p>2021-09-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Nortehttps://revistacaatinga.com.br/rigirn/article/view/10724Editorial2021-07-23T17:33:30-03:00Ricardo Antonio Faustino da Silva Brazricardobraz@ufersa.edu.br<p>Editorial</p>2021-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte