A aula como objeto da proteção dos Direitos de autor: um guia para professores contra a divulgação não autorizada de suas aulas
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v4.n7.p72-93.2020Resumo
Ganhou relevância jurídica a pretensão de gravação de aulas para instruir denúncias contra professores por aquilo que é enigmaticamente referido como “doutrinação”. O incentivo à gravação e divulgação não autorizada de aulas de professores integra as táticas do movimento “Escola Sem Partido” (ESP), que impulsiona uma agenda multinível de alterações normativas com sentido geral de limitação da liberdade docente. A apresentação do ESP como “apartidário” por seus partidários é uma tentativa de encobrir sua forte proposta de negação do pluralismo político afirmado como fundamento da República no primeiro artigo da Constituição de 1988. O ordenamento jurídico protege as aulas como propriedade autoral do professor, a que correspondem direitos morais e patrimoniais. Tal proteção jurídica significa que a circulação de vídeos e gravações de aulas, sem autorização do professor, viola direitos de autor e enseja a responsabilidade civil de quem gravou e circulou indevidamente. O presente artigo pretende contribuir para visibilizar expedientes jurídicos disponíveis para professores que tenham seus direitos de autor violados. O objetivo principal é responder à questão: de que direitos dispõem professores cujas aulas tenham sido gravadas e divulgadas sem sua autorização, no contexto de perseguição à liberdade de expressão e ensino-aprendizagem por movimentos políticos como o ESP?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.