Legislação, parcelamento do solo e expansão urbana dos municípios do CRAJUBAR cearense no pós-criação da região metropolitana do Cariri
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p261-280.2023Resumo
O presente artigo apresenta reflexões jurídicas e socioespaciais relacionadas à expansão urbana dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, conjunto de cidades conhecido como "triângulo CRAJUBAR”. O artigo objetiva correlacionar a expansão urbana e a legislação urbanística de parcelamento, uso e ocupação do solo nos municípios do CRAJUBAR no pós-criação da Região Metropolitana do Cariri no período compreendido entre 2009 a 2021. A pesquisa em questão se classifica quanto à abordagem quali-quantitativa, com objetivos exploratório/explicativos de procedimentos mistos de levantamento bibliográfico e análise documental. Concluiu-se que há uma crescente expansão urbana das cidades estudadas, como também problemáticas na elaboração dos Planos Diretores, atraso na revisão das legislações municipais sobre o uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, além de existir um apelo imobiliário pelo controle do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jurídica da UFERSA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.