Relação democracia e meio ambiente: revisão integrativa da literatura de 1944 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p208-237.2023

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as construções discursivas da relação democracia e meio ambiente na literatura científica, por meio das denominações democracia verde, ecológica, sustentável e ambiental. O método de pesquisa utilizado foi a revisão integrativa, de artigos publicados, disponíveis na íntegra nas bases da Web of Science – WoS (da Clarivate Analytics) e Scopus® (da Elsevier), publicados entre 1944 e 2019, com o emprego dos descritores: environmental democracy, ecological democracy, green democracy e sustainable democracy. Foram encontrados 118 artigos, sendo destes selecionados e analisados 61 estudos, sendo a maioria estudos teóricos. Observou-se que as pesquisas sobre democracia verde, ecológica, sustentável e ambiental podem ser vistas como parte de uma constelação maior de pesquisas que conectam valores ambientais e democráticos, incluindo trabalhos teóricos e empíricos sobre participação, justiça ambiental, transparência, responsabilidade e legitimidade na governança ambiental. Cada uma dessas denominações segue discursos científicos com percurso teórico-metodológico que se complementam e explica-os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Andrade de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (FIP). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFCG), Administração Pública (UFRN) e Licenciado em Letras (IFPB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).  Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET/UERN) - Linha de pesquisa "Argumentação, identidade, cultura local e sala de aula: estudos sobre processos retórico-argumentativos e ensino da argumentação", Direitos Humanos, Educação e Meio Ambiente (IFPB) e ENSINO: TEORIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (IFPB). Possui interesse nos seguintes temas: Educação e Metodologias de Ensino, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Socioambiental, Direitos Culturais, Direito e Humanidades (Law and Humanities), Direito & Literatura (Law and literature), Gestão Pública, Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Socioambiental, Ciências Ambientais, Argumentação, Linguagem jurídica, Linguagem nas Organizações, Discurso Jurídico, Discurso Organizacional, Pragmática, Literatura, linguagem e humanidades, Artes e humanidades.

Lucia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Doutora em Administração pela Universidade de Valladolid-Espanha (2001) e Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1987) . Professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Engenharia dos Recursos Naturais (UFCG) e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG). Líder do Grupo de Estudos em Estratégia e Meio Ambiente (GEEMA).

Publicado

11-07-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO