Momentos Subversivos: desafiando as tradições da história constitucional
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v6.n12.p59-79.2022Resumo
Tradução: Maria Teodora Rocha
O texto explora os desdobramentos teóricos e metodológicos do curso “Gênero e História Constitucional”, ministrado e criado pelas professoras Patricia A. Cain e Linda K. Kerber. Há dois momentos, um sobre levantamento histórico dos cursos de Gênero e o Direito e similares; o outro, com análise de casos utilizados no próprio curso ministrado, tendo sempre como pano de fundo as interseções entre a história, o Direito Constitucional e as lutas feministas. O primeiro, Coger vs North West Union Packet Co; o segundo, Coggeshall vs Cidade de Des Moin; por fim, Green vs Shama. Ao revisitar a história do movimento feminista, tendo como objeto o Direito e suas matizes, as autoras encontraram achados sobre a ocultação de elementos da história feminista. Além disso, o texto possui um caráter pedagógico acentuado por estar sempre cruzando os achados teóricos com os feedbacks dos alunos e da experiência em sala de aula com o curso. Ele serve, também, como incentivo para que mais cursos nesse estilo sejam ministrados. Uma vez que, explorar a história constitucional do feminismo se mostrou uma forma muito eficaz (e reprodutível) de ser subversivo. O trabalho foi publicado em 2002, mas continua extremamente atual
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jurídica da UFERSA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.