Vulnerabilidade de refugiados venezuelanos durante a pandemia: atuação de organizações da sociedade civil
PERFORMANCE OF CIVIL SOCIETY ORGANIZATIONS
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v6.n11.p102-120.2022Resumo
RESUMO
Trata sobre o desenvolvimento de ações em prol de refugiados venezuelanos por organizações da sociedade civil durante a pandemia do coronavírus no Brasil. Visa identificar como a sociedade civil desenvolve ações para assegurar um núcleo de condições mínimas de sobrevivência a refugiados venezuelanos. Adotou-se o método de análise qualitativa e exploratória, na qual se utilizam fontes bibliográficas e documentais. A pesquisa se desenvolveu com a finalidade descrever a condição de vulnerabilidade pela qual o refugiado vivencia; em seguida, demostrou-se os impactos que a pandemia causou nos refugiados venezuelanos e a atuação estatal no desenvolvimento de políticas públicas; por fim, discutiu-se a atuação das organizações da sociedade civil na elaboração de estratégias para que os refugiados pudessem ter acesso à alimentação, moradia, apoio emocional e defesa de direitos. Conclui-se que a participação da sociedade civil na elaboração de ações foi fundamental para apoiar os refugiados venezuelanos durante a pandemia do coronavírus. Os refugiados compõem um grupo de pessoas vulneráveis e enfrentam grandes dificuldades no acesso à saúde e na efetivação de direitos; associado a essas condições o lockdown afetou diretamente a vida dessas pessoas que viram sua renda reduzir e tiveram dificuldades de acessar os serviços e benefícios públicos.
Palavras-chave: Refugiados venezuelanos; Organizações da sociedade civil; Pandemia do Coronavírus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Jurídica da UFERSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao enviarem seus artigos, os autores concordam com os seguintes termos: 1. Cede-se à REJUR, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais; 2. Confere-se à REJUR os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF; 3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à REJUR como meio de publicação original; 4. Os autores são responsáveis pelo conteúdo constante de seus textos; 5. o trabalho será licenciado também sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.